ES360
Sesa alerta para alta de casos graves da covid-19 na Grande Vitória
O aumento foi registrado por quatro dias consecutivos. Segundo o Secretário da Saúde, Nésio Fernandes, o cenário não ocorria desde abril

Sesa alerta para alta de casos graves da covid-19 na Grande Vitória. Foto: Pixabay
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, anunciou nesta terça-feira (31) alta no número de casos graves da covid-19. De acordo com ele, a incidência ocorre em todo o Espírito Santo, mas principalmente na região metropolitana.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) comunica a população que vivemos um momento de alerta epidemiológico. Identificamos um aumento sustentado na procura de pacientes sintomáticos respiratórios, em especial na Grande Vitória, mas também em diversos municípios do interior, nos pontos de Urgência e emergência, Pronto Atendimentos (PAs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) representado por quatro dias consecutivos de aumento dos casos graves”, disse Nésio.
Segundo o secretário, há quatro meses um cenário semelhante não era registrado no Espírito Santo. “Desde abril não tínhamos essa quantidade de entrada de pacientes sendo atendidos na rede pré-hospitalar”, destacou.
Em seu anúncio, Nésio Fernandes fez um apelo para a população, reforçando a necessidade de se respeitar os protocolos contra a disseminação do novo coronavírus. “Apelamos às pessoas que mantenham todas as medidas complementares capaz de reduzir o risco de transmissão da doença. O comportamento de risco, neste momento, poderá fazer com que conquistas importantes alcançadas até agora possam ser interrompidas na gestão de risco da pandemia”.
Testagem em massa
Durante seu anúncio, o secretário da Saúde explicou que diferentemente do ano ado, o Estado possui hoje estratégias mais robustas e eficazes para conter a expansão do vírus. Entre elas, ele destacou capacidade de testagem em massa da população, por meio dos testes RT/PCR e de antígenos, e a plataforma de agendamento online para a realização dos exames, que ará a divulgar os resultados de hora em hora.
“Tive uma reunião hoje com mais de 60 secretários municipais de saúde e diversos deles irão incrementar a oferta de agendamentos. A plataforma permite que o paciente tenha o aos exames que sã liberados pelo Laboratório Central da Sesa (Lacen). E a partir do dia 1° de setembro, o sistema irá atualizar os resultados a cada uma hora”, afirmou o secretário.
Confira o anúncio completo
