ES360
AstraZeneca: 2ª dose será antecipada em 14 dias no ES
Dose de reforço ará a ser aplicada após 70 dias da primeira imunização e não com 84 dias

Vacina Oxford Astrazeneca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A secretaria de Estado da Saúde autorizou nesta terça-feira (22) todos os municípios a anteciparem em 14 dias a aplicação da segunda dose da vacina da AstraZeneca. Com a decisão, a dose de reforço ará a ser aplicada após 70 dias da primeira imunização e não com 84 dias. A informação foi reada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A decisão foi tomada após o recebimento de mais de 150 mil doses da vacina da AstraZeneca no último domingo (19) e da estimativa de entrega de mais lotes de Coronavac e Pfizer pelo ministério da Saúde nos próximos, além da chegada nesta terça-feira ao país de 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen, que é de aplicação em uma só dose.
“Ao longo dessa semana, já teremos abertura por parte dos municípios da agenda para vacinação da população para aplicação da D2 em todos aqueles que tenham mais de 70 dias de aplicação da primeira dose. Nós estamos, no dia de hoje, comunicando formalmente a todos os municípios para que a gente consiga acelerar e melhorar o desempenho da cobertura da segunda dose da vacina da AstraZeneca”, disse o secretário.
Segunda dose da Coronavac
Durante a coletiva, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, disse que a chegada de novos lotes da Coronavac deve zerar o atraso da segunda dose do imunizante no Estado.
“Várias cidades receberam a vacina, que apresentava um atraso maior em relação à segunda dose. As doses que chegaram na semana ada e que vão chegar nesta semana serão suficientes para zerar o déficit de idosos e outros segmentos que ainda tinham pendência. Essa semana devemos zerar o déficit da segunda dose da Coronavac”, afirmou.
