ES360
Os cuidados para evitar um ataque virtual
A atualização de sistemas, de apps nas lojas oficiais e o uso de senhas “fortes” são as principais recomendações dos especialistas
Os recentes casos de invasão a celulares de autoridades no Brasil despertaram a preocupação com a segurança dos dispositivos que usamos no dia a dia. Algumas dicas simples podem ajudar a evitar ataques aos nossos telefones, computadores e tablets, explica o professor de Engenharia da Computação da Faesa, Otávio Lube.
De acordo com Lube, a dica mais fundamental, mas ainda ignorada por muitas pessoas, é a utilização de senhas “fortes” e diferentes para cada aplicativo e rede social. “Uma senha forte combina letras, números e algarismos numéricos, como arroba (@) e asterisco (*), tem no mínimo oito caracteres e não traz informações pessoais, como datas de aniversário e nomes de pessoas próximas”, explica.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Para driblar a dificuldade de memorizar várias senhas diferentes, uma saída é utilizar aplicativos de gerenciamento de senhas. Eles ajudam a recordar a senha por meio de lembretes sem que você necessariamente anote a senha no celular.
Manter a atualização dos sistemas em dia é fundamental
Outra dica importante para manter o celular sempre seguro é fazer as atualizações de sistema e dos aplicativos. “Quando você atualiza seu computador ou celular, está garantindo o uso de um sistema menos vulnerável e com menos brechas a invasões, uma vez que as empresas estão em constante desenvolvimento para resolver os problemas nos seus sistemas”, explica.
Por fim, o professor orienta não baixar aplicativos fora das lojas autorizadas (App Store e Play Store), porque isso evita o risco de instalação de apps que podem colocar o seu celular em risco ou deixá-lo vulnerável a invasões.
