fbpx

ES360

Espírito Santo defende aplicação de 3ª dose da vacina contra covid-19

No primeiro momento, a dose de reforço deve ser da Coronavac, pois foi o primeiro imunizante aplicado às pessoas do grupo de risco

Publicado

em

Vacinação contra a covid-19. Foto: Divulgação

Vacinação contra a covid-19. Foto: Divulgação

O Espírito Santo defende que seja aplicada um terceira dose da vacina contra a covid-19 para as pessoas dos grupos que risco que tomaram o imunizante no início da campanha de vacinação, durante os meses de fevereiro e março.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o sistema imune responde melhor com o reforço vacinal e diz que a exposição da população aos diversos vírus deve ser combatido, por isso, o  Espírito Santo apresentou posição favorável à terceira dose, e o tema deve avançar nas próximas semanas no Programa Nacional de Imunização (PNI).

No primeiro momento, a dose de reforço deve ser da Coronavac, pois foi o primeiro imunizante aplicado às pessoas do grupo de risco. Mas diz que quem tomou Astrazeneca e Pfizer também devem receber dose de reforço posteriormente. O imunizante da Pfizer, inclusive, está recebendo recomendação de reforço.

“Entendemos que não é nenhum demérito para nenhum imunizante. Estamos avaliando a necessidade de uma terceira dose na população idosa e imunossuprimida, que foi imunizada em fevereiro e março”, detalha.

Mesmo com a ampla disponibilidade de vacinas para a covid-19, o Estado continua negociando compra de vacinas com laboratórios para poder antecipar os reforços dos imunizantes.