ES360
Covid: Vitória volta a ser classificada como risco alto
Ao todo, são 27 cidades que estão em risco alto, 42 em risco moderado e 9 em risco extremo

Vista panorâmica do bairro Praia do Canto. foto: Elizabeth Nader/Prefeitura de Vitória
Vitória recebeu uma nova classificação no mapa de risco, ou de risco moderado de transmissão da covid-19 para risco alto. A vigência será a partir da próxima segunda-feira (31) com validade até o dia 6 de junho. Ao todo, são 27 cidades que estão em risco alto, 42 em risco moderado e 9 em risco extremo. A divulgação do novo mapa de risco foi realizada na noite desta sexta-feira (28).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Com isso, as cidades da Grande Vitória seguem em risco alto. Nelas, continuam em vigor as mesmas regras, com comércio de rua abrindo das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira, e de 10h às 14h, aos sábados. No domingo não há permissão para funcionar. Já nos municípios que migram a partir de segunda-feira para o risco moderado (42 ao todo), o comércio volta a ter funcionamento normal. Os bares também voltam a abrir, porém com limitação de horário.
No último dia 10, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou que as escolas de ensinos infantil e fundamental I poderão continuar com as aulas presenciais em cidades de alto risco para covid-19. Para as cidades em risco baixo e moderado, a realização de aulas presenciais já estava permitida. Dessa forma, está permitido o funcionamento de escolas de ensino Infantil e do primeiro ciclo do ensino fundamental (até o 5º ano) em municípios com risco baixo, moderado e alto.
Confira a classificação de todos os municípios capixabas:
Risco baixo:
Baixo Guandu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Mucurici, Muqui, Santa Teresa, Viana e Vila Pavão.
Risco moderado: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibiraçu, Iconha, Itapemirim, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Vargem Alta e Vila Valério.
Risco alto: Água Doce do Norte, Alegre, Anchieta, Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Ecoporanga, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Pedro Canário, Pinheiros, São José do Calçado, Serra, Sooretama, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.
