ES360
Covid-19: Hóspede da Índia testa positivo e hotel é fechado no ES
O anúncio foi feito no início da tarde desta sexta-feira (28) pelo governador do Estado, Renato Casagrande
O Espírito Santo investiga casos suspeitos da variante indiana em um hotel de Vitória. Um hóspede recém-chegado da Índia testou positivo para o novo coronavírus. A Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal isolaram o hotel com 52 adultos e 5 crianças para que todos sejam testados. O anúncio foi feito no início da tarde desta sexta-feira (28) pelo governador do Estado, Renato Casagrande.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Estamos em um processo de investigação. O Estado junto ao município isolou o hotel e agora vamos identificar e entrar em contato com quem eles tiveram contato para fazer o isolamento dessa pessoa. Todos serão testados e as amostras positivas serão enviadas para a Fiocruz. O ageiro que chegou da Índia testou positivo para a covid-19 e mais duas pessoas que estavam no hotel”, explicou Casagrande.
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, comentou que o hotel está totalmente isolado e os eventos foram cancelados. Alertou para a preocupação com a transmissão da variante indiana, capaz de causar grandes surtos. Por isso, todos que estão no hotel serão testados e só poderão sair do local após autorização das autoridades de Vigilância Sanitária.
“No momento em que fomos informados que uma pessoa que chegou da Índia precisava ser acompanhada, as equipes se dirigiram ao hotel e identificou mais duas pessoas recém-chegadas da Índia. Imediatamente a Secretaria de Estado da Saúde junto com a Secretaria Municipal adotou todos os protocolos internacionais para esses casos”, garantiu Reblin.
Para o governador, é necessário que um controle maior por parte do governo federal em portos e aeroportos para dificultar a entrada de variantes no Brasil. Destacou ainda que essa variante tem se mostrado com maior capacidade de transmissão, porém com letalidade menor.
