ES360
Brasil alcança número de ouros dos Jogos do Rio
Com mais conquistas no atletismo e na natação, País alcança meta estabelecida pelo B

Carol Santiago fatura ouro. Brasileiros já subiram sete vezes ao pódio nesta Paralimpíada. Foto: Ale Cabral/B
Uma das metas para Tóquio, o Brasil já alcançou e até superou a marca das 100 medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos, com as vitórias de Yeltsin Jacques no atletismo e Maria Carolina Santiago na natação, e igualou os 14 ouros da Paralimpíada do Rio. E não foi só: Raíssa Machado levou prata e Jardênia Félix bronze no atletismo. Na natação, Gabriel Bandeira e o revezamento misto 4x100m livre 49 pontos ficaram com pratas, e Mariana Gesteira com o bronze.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O Brasil também ficou muito próximo de conquistar uma medalha no ciclismo de estrada: Lauro Chaman liderava a prova até sofrer uma queda na última volta e não conseguir se recuperar. Na bocha, dois brasileiros disputarão medalhas de bronze à noite. A seleção brasileira de futebol de cinco venceu mais um jogo e avançou para o mata-mata com a melhor campanha, enquanto a equipe masculina de vôlei sentado contou com a sorte para se classificar. Confira o resumo completo.
Atletismo
O dia de competições começou de forma bastante positiva: Yeltsin Jacques venceu a prova dos 1.500m da classe T12 (atletas com deficiência visual que enxergam vultos) com direito a recorde mundial e conquistou o 100º ouro do Brasil em Jogos Paralímpicos. Pouco depois, Raíssa Machado levou a prata no lançamento de dardo da classe F56 (atletas com lesões na coluna, que competem em cadeiras de rodas). Pela manhã, ainda teve o emocionante bronze de Jardênia Félix, de apenas 17 anos, na prova dos 400m rasos classe T20 (atletas com deficiência intelectual).

Yeltsin Jacques venceu os 1.500m (classe T11) e quebrou o recorde mundial. Foto: Rogério Capela/B
A nota triste ficou pela final dos 100m rasos da classe T11 (cegos). O Brasil tinha duas atletas entre as quatro competidoras, mas acabou sem medalha, já que as cordas que ligavam Jerusa Geber e Thalita Simplício aos guias acabaram se rompendo e as duas foram desclassificadas.
Natação
Já medalhistas de ouro, Maria Carolina Santiago e Gabriel Bandeira voltaram a fazer bonito. Maria Carolina venceu mais uma prova, a dos 100m livre da classe S12 (deficientes visuais que enxergam apenas vultos), enquanto Gabriel Bandeira ficou com a prata nos 200m medley da classe S14 (deficientes intelectuais), com grande recuperação na última parte da prova, no nado livre.
É da piscina pro pódio, do pódio pra piscina. @flag_billband99 está colecionando medalhas nos #JogosParalimpicos de Tóquio 🥇🥈🥈🥉
A última foi a #prata nos 200m medley SM14, com a marca 2:09.56#Natacao pic.twitter.com/mgAoE7LR8R
— Comitê Paralímpico Brasileiro -ブラジルパラリンピック委員会 (@boficial) August 31, 2021
Mariana Gesteira alcançou um bronze na dos 100m livre da classe S9 (atletas com restrições nas articulações em uma perna ou amputações abaixo do joelho nas duas) e o quarteto formado por Wendell Belarmino, Douglas Matera, Lucilene Caetano e Maria Carolina Santiago conquistou a prata no revezamento 4x100m livres misto 49 pontos (ou seja, a soma das classificações dos atletas tem que dar 49), voltado para deficientes visuais.

Brasil conquista prata na natação no revezamento misto 4×100 m na Paralimpíada. Foto: Miriam Jeske/B
Futebol de 5
O Brasil fechou a primeira fase com mais uma goleada: mesmo com os reservas na maior parte do tempo, a equipe brasileira bateu a França por 4 a 0. Os gols foram dois de Nonato e dois de Jardiel. Na semifinal, o adversário será o Marrocos.
RAIMUNDO NONATO, DE PENALTI! É o segundo dele na partida. Tá demais, hein?
Vale clicar no play e rever: pic.twitter.com/nbvj6ME3fL
— Comitê Paralímpico Brasileiro -ブラジルパラリンピック委員会 (@boficial) August 31, 2021
Goalball
A seleção masculina de goalball bateu a Turquia por 9 a 5 nas quartas-de-final e se classificou. Com um excelente primeiro tempo, o Brasil abriu 5 a 0 na etapa inicial e istrou bem na final. O adversário da semifinal será a Lituânia, que o Brasil venceu por 11 a 2 na primeira fase, mas que é a atual campeã paralímpica.

Seleção masculina vence Turquia e avança às semifinais do goalball. Foto: Matsui Mikihito/B
Bocha
O Brasil não teve um bom dia na bocha. Eliseu dos Santos foi eliminado nas quartas da categoria BC4 para o chinês Yuansen Zheng. A partida ficou empatada em 3 a 3 e Eliseu perdeu no desempate. Na BC3, Evelyn Oliveira foi derrotada pelo britânico Scott McCowan por 9 a 1.
Quem ou das quartas, acabou perdendo na semi e irá disputar o bronze. Maciel Santos, da BC2, foi derrotado pelo japonês Hidetaka Sugimura por 3 a 2 e irá brigar por medalha contra Worawut Saengampa, da Tailândia. Já José Carlos Chagas perdeu para o britânico David Smith por 7 a 4 na classe BC1 e vai disputar a medalha de bronze contra André Ramos (POR).

Maciel está na disputa pelo bronze.Foto: Reprodução/Twitter/@boficial
Ciclismo
Na prova do contrarrelógio de estrada C5, para competidores com deficiência físico-motora e amputados, Lauro Chaman liderava até a última volta, quando sofreu uma queda e não conseguiu se recuperar a tempo de ficar no pódio. O brasileiro terminou a competição em quarto lugar. O ouro foi para o holandês Daniel Abraham Gebru, a prata ficou com Yehor Dementyev, da Ucrânia, enquanto o australiano Alistair Donohoe faturou o bronze. No contrarrelógio das classes H1-3, a brasileira Jady Martins terminou na 7ª posição com tempo de 38:11.10
Tênis de mesa
Nas oitavas de final do tênis de mesa por equipes, no masculino classe 6 -7, o Brasil venceu o Japão por 2 a 0 e está nas quartas de final. Na classe 9-10, perdeu para a Austrália por 2 a 0 e foi eliminado. Nas quartas de final do tênis de mesa por equipes no feminino 6-8, o Brasil foi eliminado para a Rússia por 2 a 0. Nas classes 1-3, o Brasil perdeu por 2 a 1 para a Coreia do Sul nas quartas de final.
EU AMO UMA DUPLA! @StrohIsrael e @p_salmin venceram uma batalha duríssima contra os japoneses no #TênisDeMesa, classe 6-7. e depois é só comemorar e se emocionar. As quartas estão marcadas para 7h30 e quem vencer já garante medalha! #ParalímpicoEmTóquio pic.twitter.com/hsPvDi7FE5
— Comitê Paralímpico Brasileiro -ブラジルパラリンピック委員会 (@boficial) August 31, 2021
Vôlei sentado
Apesar de uma derrota para a Alemanha no jogo final do grupo, o time masculino do Brasil acabou se classificando graças a uma ajuda do Irã, que bateu a China e deixou os outros três times da chave empatados em vitórias e sets. A seleção brasileira conseguiu a vaga nas semifinais graças ao número de pontos e irá enfrentar o Comitê Paralímpico Russo.
