ES360
Aulas presenciais são liberadas mesmo em risco alto no Espírito Santo
Governo liberou aulas com 50% da capacidade da sala para alunos do ensino infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental a partir de segunda (10)

Aulas presenciais retornam nesta segunda. (Divulgação: Prefeitura de Vitória)
A partir de segunda-feira (10), as escolas vão poder retomar as aulas presenciais para alunos do ensino infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental no Espírito Santo, mesmo em cidades em risco alto, que é o caso da Grande Vitória na próxima semana. A decisão do governador Renato Casagrande foi anunciada em pronunciamento na tarde desta sexta-feira (07). Segundo Casagrande, a retomada das aulas nessa faixa etária está sendo possível porque há quatro semanas os índices de contágio, internação e mortes da covid-19 estão em queda no Espírito Santo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com o governador, a decisão foi tomada após conversas com várias entidades médicas, Ministério Público e sindicatos. “Vamos dar mais um o avançando em relação ao funcionamento da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Nesses dois níveis, municípios em risco alto podem retomar as aulas com até 50% da ocupação das salas de aula”, explicou.
O governador justificou a decisão dizendo que a faixa de crianças de até 10 anos, que é o caso da permissão, representa 1,32% do total de casos de covid-19 no Espírito Santo. Além disso, um parecer da Sociedade de Infectologia apresentou estudos que mostram que crianças nessa idade transmitem menos e contagiam menos e não causam disseminação da doença no momento de queda do contágio que o estado está atualmente.
Sobre as aulas no ensino fundamental 2, ensino médio e superior, assim como cursos técnicos, é permitido somente o atendimento individual em municípios de risco alto. Em moderado é possível aula presencial com 50% da capacidade.
