ES360
Atrasos da Coronavac serão zerados apenas em junho no ES
A previsão foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante entrevista ao EStúdio 360 nesta 3ª feira

Vacina contra a covid-19. Foto: FreePik
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O governo do Espírito Santo espera zerar o atraso da segunda dose da Coronavac até o início de junho. A previsão foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante entrevista ao EStúdio 360 na tarde desta terça-feira (18).
Nesta última segunda-feira (17), o estado recebeu até 99.600 doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan. Entretanto, o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aponta que 152.787 pessoas precisam concluir o ciclo vacinal.
O secretário frisou que a nova remessa não é suficiente para zerar o atraso da segunda dose no estado. “Lotes anteriores acumulam doses em atraso. Infelizmente vamos ter que aguardar até a primeira semana de junho para atualizar o esquema de imunização de todos que aguardam a segunda dose da Coronavac”, explicou Nésio.
Ainda de acordo com o secretário, a orientação aos municípios é usar as doses desse novo lote para imunizar as pessoas que estão com maior tempo de atraso. Apesar do atraso na produção do imunizante, Nésio garante que todos que tomaram a primeira dose vão receber a segunda.
“Não existe recomendação de reinício do esquema vacinal a partir do atraso da segunda dose. No momento em que a segunda dose for disponibilizada, a população deve ir ao serviço de saúde e, de acordo com a metodologia de agendamento do município, receber a segunda dose”, orientou o secretário.
