fbpx

ES360

AstraZeneca: MPES notifica secretaria para não antecipar 2ª dose

Sesa autorizou no dia 22 de junho todos os municípios a reduzirem em 14 dias a aplicação da segunda dose da vacina da AstraZeneca

Publicado

em

Secretário da Saúde atualiza a situação do novo coronavírus no Espírito Santo. Foto: Divulgação/Sesa

Secretário da Saúde, Nésio Fernandes. Foto: Divulgação/Sesa

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Vitória, notificou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior, e a presidente do Colegiado das Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo, Cátia Cristina Vieira Lisboa, para que não orientem os gestores municipais de saúde a descumprirem as orientações técnicas do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19. Segundo o MPES, o principal ponto a ser observado é a vacinação da população com a segunda dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz sem que se cumpra a previsão de intervalo de 12 semanas entre as doses primeira e a segunda dose.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

> AstraZeneca: 2ª dose será antecipada em 14 dias no ES

A instituição também recomenda que esses gestores sejam orientados para que adotem todas as providências istrativas para garantir a organização dos serviços de saúde e as ações de vacinação através do agendamento (via web, contato telefônico ou visita em domicílio) do público que ainda não conseguiu agendar e tomar a 2ª dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz dentro do tempo orientado pelo Ministério da Saúde. O objetivo é que seja respeitado o prazo estipulado de aplicação para completar o esquema de vacinação dos já vacinados com a 1ª dose.

Durante a coletiva desta segunda-feira (28), o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Luiz Carlos Reblin, comentou que a decisão de antecipar o prazo de aplicação da segunda dose do imunizante é porque as vacinas já estavam em território capixaba. “Antecipamos a vacinação da AstraZeneca porque já estava aqui. Não fazia sentido, já que a indicação se enquadrava dentro do prazo de aplicação da vacina. Então não tem sentido guardar as doses que vão ser aplicadas nessas pessoas algumas semanas depois. É perfeitamente adequado e ajuda a criar uma imunidade coletiva mais ampliada vacinando essa quantidade de pessoas mais rapidamente”, disse.

Entenda

A Secretaria de Estado da Saúde autorizou no dia 22 de junho todos os municípios a anteciparem em 14 dias a aplicação da segunda dose da vacina da AstraZeneca. Com a decisão, a dose de reforço ará a ser aplicada após 70 dias da primeira imunização e não com 84 dias. A informação foi reada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva. A decisão foi tomada após o recebimento de mais de 150 mil doses da vacina da AstraZeneca no dia 19.