Diversão
Vale Música apresenta concerto de 20 anos com João Bosco
O cantor e compositor vai interpretar sucessos dos seus 50 anos de carreira com a Vale Música Jazz Band, no dia 19 de dezembro

Cantor e compositor João Bosco. Foto: Divulgação
Um dos maiores nomes da MPB, João Bosco é o convidado especial do concerto comemorativo de 20 anos do Projeto Vale Música ES. O cantor e compositor é a atração do Concerto Vale Música Jazz Band convida João Bosco e Gilson Peranzzetta, no dia 19 de dezembro, às 17h, no Espaço Patrick Ribeiro Vitória Airport. Durante o espetáculo, que terá arranjos do regente e pianista Gilson Peranzzetta, João Bosco vai interpretar sucessos de seus 50 anos de carreira, como “Linha de e”, “Papel Machê” e “Bala com Bala”, acompanhado da Vale Música Jazz Band, sob a regência do maestro Eduardo Lucas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com as regras sanitárias vigentes, o concerto terá público limitado, e os ingressos poderão ser reservados gratuitamente, a partir de 13 de dezembro, por meio do preenchimento de formulário pelo site Sympla: www.sympla.com.br. O ingresso deverá ser baixado pelo celular e apresentado na portaria do Espaço Patrick Ribeiro Vitória Aiport. O evento irá cumprir os protocolos de prevenção à Covid-19 determinados pelo governo estadual.
O concerto terá transmissão ao vivo pela TVE, no canal 2.1, pelas operadoras de televisão por (canal 5 da RCA e canal 15 da Net) e no Facebook e no YouTube da emissora. A abertura será às 16h30, com a apresentação de Aria Bispo, integrante do Coral Jovem Vale Música. Em seguida, João Bosco apresentará 11 canções de sua autoria com a Vale Música Jazz Band. O repertório inclui dois números solo do cantor e um tema instrumental com o regente e pianista Gilson Peranzzetta.
De acordo com João Bosco, a expectativa para o concerto é a melhor possível. “Há muito desejo esse encontro. Trabalhar com a Vale Música Jazz Band e os arranjos inéditos do Gilson Peranzzetta será enriquecedor para a nossa música”, afirma o cantor. Na sua visão, iniciativas como a do Vale Música demonstram que a atuação das empresas em conjunto com o poder público representa um caminho eficaz para a democratização do o à cultura e a educação musical: “Tenho esperança de que essa experiência possa um dia ser concretizada na maioria de nossas cidades brasileiras. Dessa maneira, poderemos conhecer melhor nosso país, sua arte e sua cultura, onde poderemos revelar novos talentos para o renascimento, sempre, de nossa música”, comenta Bosco.
Violonista de divisão rítmica vigorosa, que transita do samba de breque ao jazz, João Bosco revelou-se mestre na arte de compor melodias que traduzem a alma musical brasileira a partir de um olhar original e inventivo. Sobre o estilo versátil, que lhe permite ear por diversos gêneros musicais em uma mesma canção, o compositor afirma: “Eu digo que a minha formação musical sempre foi heterogênea e plural. Mesmo quando esse diálogo acontece com formas estrangeiras sempre o exercito a partir da minha cultura local, ou seja, brasileira”.
Considerado o padrinho do Vale Música no Espírito Santo, Gilson Peranzzetta expressa sua emoção com a oportunidade de participar do concerto comemorativo dos 20 anos do projeto. “Vi a Vale Música Jazz Band nascer e pude acompanhar o desenvolvimento artístico e pessoal de seus integrantes e do maestro Eduardo Lucas. Dividi o palco várias vezes com essa rapaziada querida e é sempre um prazer renovado tocar com eles. Ter sido escolhido para ser o padrinho da Jazz Band foi uma honra e me sinto orgulhoso e emocionado por fazer parte desse projeto que mudou o destino desses jovens”, observa Peranzzetta.
O regente revela uma curiosidade: apesar de ter gravado e acompanhado diversas estrelas da MPB ao longo de sua carreira, esta será a primeira vez que ele dividirá o palco com João Bosco. “Esse convite para escrever arranjos para o João e tocar com ele e a Jazz Band foi muito bem-vindo. Mergulhar no eclético universo de João Bosco foi uma experiência maravilhosa pela iração e respeito que tenho por esse grande compositor”, pontua.
Pesquisa
Maestro da Vale Música Jazz Band, Eduardo Lucas conta que a seleção de repertório se deu de forma natural, a partir de uma extensa pesquisa sobre a discografia de João Bosco. “Acho que não escolhemos o repertório, foi ele que nos escolheu. Não esperem por um concerto só de lado A. Temos obras pouco conhecidas e pouco executadas, mas que são verdadeiras joias da música brasileira. Com ou sem letra a música dele é extraordinária, ritmicamente, harmonicamente e espiritualmente”, define.
Para Eduardo Lucas, a seleção de canções está alinhada à história do Vale Música: “Nossa missão é construir, através da educação musical, uma sociedade mais justa e equânime, a partir da visão da música como instrumento de transformação social e também um alento, sempre respeitando a nossa ancestralidade e a contribuição dos povos que ajudaram a construir o que chamamos hoje de Brasil”.
Diretora da Estação Conhecimento de Serra, instituição responsável pela gestão do Vale Música desde 2012, Ana Angélica Motta entende que o Concerto Vale Música Jazz Band convida João Bosco será um marco na celebração dos 20 anos de atividade do Projeto no Espírito Santo. “João Bosco é um grande nome da música popular brasileira, um artista inovador, com estilo próprio, e que representa uma inspiração para nossos jovens músicos”, afirma.
Para a gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, os 20 anos do Vale Música no Espírito Santo representam uma demonstração da longevidade do projeto e do impacto transformador do programa na vida dos seus usuários. “Desde 2019, quando foi criado, o Programa Vale Música está em constante evolução. O aniversário de 20 anos do Vale Música no Espírito Santo reafirma a premissa do Programa Vale Música, do Instituto Cultural Vale e de um trabalho de mais de 15 anos com apoio da Vale, de abrir um caminho de novas possibilidades através da arte e da cultura. Ter João Bosco marcando essa data nos enche de orgulho e reforça a qualidade do trabalho desenvolvido”, destaca.
Programe-se
Concerto Vale Música Jazz Band convida João Bosco e Gilson Peranzzetta
Concerto comemorativo aos 20 anos do Projeto Vale Música ES
Com a Vale Música Jazz Band
Convidados: João Bosco e Gilson Peranzzetta
Regência: maestro Eduardo Lucas
Arranjos: Gilson Peranzzetta
Quando: 19 de dezembro
Horário: 17h
Onde: Espaço Patrick Ribeiro Vitória Airport – Novo Aeroporto de Vitória, Av. Roza Helena Schorling Albuquerque, S/N – Goiabeiras, Vitória.
Abertura: às 16h30, com Aria Bispo, integrante do Coral Jovem Vale Música, com acompanhamento do violonista Jean Ferreira.
Público: ingressos limitados em função da pandemia da Covid-19.
Regras sanitárias: De acordo com a Portaria 227-R, do dia 26/11/2021, que define o Mapa de Risco do Espírito Santo como risco baixo, o evento irá cumprir os protocolos sanitários determinados pela Nota Técnica Covid-19 Nº 24/2021 – SESA/SSVS/GEVS, de 01/12/2021.
Reserva gratuita de ingressos: mediante preenchimento de formulário pelo site Sympla: www.sympla.com.br. O ingresso deverá ser baixado pelo celular e apresentado na portaria do Espaço Patrick Ribeiro Vitória Airport.
Transmissão: ao vivo pela TVE, no canal 2.1, e pelas operadoras de televisão por (canal 5 da RCA e canal 15 da Net), e no Facebook e no YouTube da emissora.
Repertório:
Vale Música Jazz Band e João Bosco (voz)
1 Incompatibilidade de gênios (João Bosco e Aldir Blanc)
2 Coisa Feita (João Bosco, Aldir Blanc e Paulo Emílio)
3 Kid Cavaquinho (João Bosco e Aldir Blanc)
4 De frente pro crime (João Bosco e Aldir Blanc)
5 Papel Machê (João Bosco e José Carlos Capinam)
João Bosco (voz e violão solo)
6 Quando o amor acontece (João Bosco e Abel Silva)
7 Nação (João Bosco, Aldir Blanc e Paulo Emílio)
Vale Música Jazz Band e João Bosco (voz)
8 Odilê, odilá (João Bosco e Martinho da Vila)
9 Quilombo (João Bosco e Aldir Blanc)
10 Bala com Bala (João Bosco e Aldir Blanc)
Gilson Peranzzetta (piano solo)
11 Sinhá (João Bosco e Chico Buarque)
Vale Música Jazz Band e João Bosco (voz)
12 Tiro de Misericórdia (João Bosco)
13 O ronco da cuíca (João Bosco e Aldir Blanc)
14 Linha de e (João Bosco, Aldir Blanc e Paulo Emílio)
