Diversão
Parque Moscoso recebe slam de poetas surdos e coral de cegos
Atividades começam às 14h30 com a apresentação do “Teatro e Canto para Pessoas com Deficiência Visual”

Slam de poetas surdos e coral de cegos. Foto: Reprodução
Um momento único para contemplar e debater o potencial artístico de pessoas com deficiência é o que todos poderão conferir no Parque Moscoso, em Vitória, no próximo sábado (10). Um coral de cegos vai circular pelo espaço convidando os frequentadores a acompanharem a apresentação itinerante, que continua na Concha Acústica. Logo depois, a performance “Slam Corpo Grita” mescla a poesia em libras dos surdos e a poesia oral em português.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
As atividades começam às 14h30 com a apresentação da oficina de “Teatro e Canto para Pessoas com Deficiência Visual”. Os hinos do Espírito Santo e da Cidade de Vitória estão no repertório do coral. Logo em seguida, participam de um debate sobre arte e inclusão especialistas em políticas públicas e ativistas dos direitos das pessoas com deficiência.
Durante a performance “Slam Corpo Grita”, duplas de surdos e ouvintes vão interagir a partir da tradução oral da poesia apresentada em libras, em um verdadeiro testemunho da vida e do contexto social do surdo que se transforma em poesia bilíngue no palco.
A inspiração veio da iniciativa “Slam do Corpo”, criada em São Paulo para aproximar poetas surdos e ouvintes. O slam surgiu nos Estados Unidos como uma competição de poesia em um espaço livre para se falar do que quiser.
Uma novidade do evento é a realização do “Karaokê Corpo Canta”, junto ao slam de poetas surdos, que foi idealizado em meio às oficinas do Cena Diversa e se trata da tradução simultânea de músicas para libras acompanhada de muita interpretação pessoal.
A programação é organizada pela associação SOCA BRASIL, que promove uma série de atividades artísticas e realiza apresentações de teatro com a participação de cegos, surdos e cadeirantes. Esta é a última atividade do Projeto Cena Diversa nesta temporada, que já levou os espetáculos “Quando Acordar a Cidade” e “Pele” para os palcos de Vitória e de Anchieta durante o ano de 2022.
Arte e inclusão
Participam do debate organizado pelo Projeto Cena Diversa os artistas envolvidos nas atividades realizadas nesta temporada, além de especialistas e convidados. Neste sábado (10), estarão presentes as ativistas do direito da pessoa com deficiência Elienne Baptista, Suzana Lima e Lucinéia Santos, além da presidente da SOCA BRASIL, Rejane Arruda, que idealizou os projetos Cena Diversa e Escola de Fotógrafos Cegos.
Projeto Cena Diversa
O patrocínio da Wilson Sons e da ES Gás, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, é fundamental para o desenvolvimento do Projeto Cena Diversa, que conta com a parceria da Cia Poéticas da Cena Contemporânea, coletivo de artistas do qual surgiu a Associação Sociedade Cultura e Arte (SOCA Brasil), formada por artistas e pesquisadores em multilinguagens.
ENCERRAMENTO CENA DIVERSA 2022
Onde: Concha Acústica do Parque Moscoso – Parque Moscoso, Vitória.
Quando: sábado (10), às 14h30
Contato: WhatsApp da SOCA BRASIL – (27) 99609-8181
O que: Coral de Cegos, Debate “Deficiência e Teatro: Arte & Conscientização”, Slam Corpo Grita e Karaokê Corpo Canta.
