fbpx

Diversão

O Quebra-Nozes: espetáculo conhecido mundialmente ganha versão capixaba

As apresentações acontecerão nos dias 18 e 19 de dezembro, às 19 horas, com entrada gratuita

Publicado

em

O Quebra-Nozes será realizado em Vitória com entrada franca. Foto: Divulgação

Um espetáculo beneficente com quase 400 integrantes e um elenco de peso, que contará com a participação de Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus. A bailarina e professora Liviane Pimenta traz para o Espírito Santo, com apoio do Ministério do Turismo, uma versão bem capixaba do clássico Quebra Nozes. O projeto é idealizado e escrito por ela que, em parceria com o Shopping Vitória, entregam este presente para o Natal do Espírito Santo. O espetáculo marca também a inauguração do Parque Cultural Reserva Vitória. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Serão duas apresentações, nos dias 18 e 19 de dezembro, às 19 horas, na Rua Victor Civita, num palco montado ao lado do Shopping Vitória. Ao todo, serão disponibilizados 5 mil ingressos para cada sessão. A retirada será feita a partir do dia 1º de dezembro, no SAC do Shopping Vitória. Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos e, no dia do espetáculo, levar 1kg de alimento não perecível. Crianças de até 3 anos não precisam de ingressos, mas deverão ficar no colo.

Para a idealizadora do espetáculo e bailarina Liviane Pimenta, o objetivo é aproximar o capixaba da arte. “Este é um espetáculo tradicional, apresentado em todo mundo, e que terá a cara do capixaba. Assim será possível se enxergar no palco e apresentar essa arte a quem não tem o. Não é possível amar aquilo que não se conhece”, disse.

Liviane incorpora a tradição do Espírito Santo a um clássico do Ballet. A homenagem vai contar com a representação das eiras, do Convento da Penha, dos quilombos do ES com o 1º Quebra Nozes negro do estado e de colônias de imigrantes, como é o caso dos Pomeranos. ‘Teremos muitas tradições capixabas que poderão ser apreciadas neste lindo presente de Natal para as famílias daqui”, convida.

Sobre o espetáculo – O Quebra-Nozes Capixaba

Datas: 18 e 19 de dezembro

Horário: 19 horas

Local: Rua Victor Civita – o C do Shopping Vitória – ao lado da loja Le Postiche

Retirada de ingressos: SAC do Shopping Vitória, a partir do dia 1 de dezembro 

Conheça os bailarinos

Liviane Pimenta

Liviane é delegada do Conselho Brasileiro da Dança no Espírito Santo, professora há 27 anos, e diretora de escola de dança, esportes e artes, bailarina profissional e coreógrafa, inscrita no SATED sob o n 869 – DRT 958-ES. Formada em Licenciatura e Bacharel em Educação Física, membro efetivo do Colégio Brasileiro de Atividade Física, Saúde e Esporte.

Formada também pela Faculty of Education of Royal Academy of Dance of London – RAD, in Certificate Ballet Teaching Studies, quando recebeu o título RTS, sendo Professora registrada sob o hip ID 1247559.

Na área social e de filantropia, seus espetáculos já arrecadaram mais de 26 toneladas de alimentos para doações a entidades como asilos e orfanatos. Liviane Pimenta dirige os maiores espetáculos de escola de dança em quantidade de público, cenário e estrutura do ES. 

O espetáculo beneficente “A Bela Adormecida”, por exemplo, contou com estrelas do Ballet como Ana Botafogo, Francisco Timbó, Felipe Moreira, Cláudia Mota e Edfranc Alves.  Bateu o recorde de mais de 8 mil pessoas em um só dia.

Carlinhos de Jesus

Pedagogo por formação, tornou-se sinônimo da dança de salão e referência nacional como dançarino, coreógrafo, diretor e professor, difundindo sua arte no Teatro, Cinema, Carnaval e em grandes eventos nacionais e internacionais. 

É diretor artístico da Casa de Dança Carlinhos de Jesus desde 1987, foi pioneiro no ensino de dança de salão para pessoas com deficiência visual, física e pessoas com Síndrome de Down, além de ter atuado como técnico de dança da ANDEF (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos), para as Paraolimpíadas de Sidney – Austrália.

Várias vezes premiado por seus trabalhos e performances, recebeu em 2016 a Comenda da Ordem do Mérito Cultural Brasileiro, oferecido pelo Ministério da Cultura. É também membro da Academia Brasileira De Cultura – Cadeira 47 – Patrono Antonieta De Souza. 

Desde 1995 trabalha no Carnaval brasileiro como Diretor de Arte e Coreógrafo. Já recebeu 8 vezes o prêmio Estandarte de Ouro, do Jornal O Globo, e foi jurado da premiação nos anos de 2012 e 2016. Também ganhou 5 Tamborins de Ouro, do Jornal O Dia.

Ana Botafogo

Ana Botafogo, é Primeira Bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira profissional na França integrando o Ballet de Marseille, de Roland Petit.  Participou de Festivais em Lausanne, Veneza, Havana e na Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil em Madri.

Foi Bailarina Principal do Teatro Guaíra e da Associação de Ballet do RJ. Em 1981, ingressou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro já como Primeira Bailarina, cargo em que permanece até hoje. Exerceu ainda o cargo de diretora artística do Ballet do Theatro Municipal durante os anos de 2015 a 2018.

Entre seus muitos títulos, destacam-se o de Embaixadora da Cidade do Rio de Janeiro, o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, Chevalier dans L’Ordre des Arts et des Lettres (Ministério da Cultura da França), o Troféu Mambembe-1998, a Ordem do Mérito Cultural (Ministério da Cultura-Brasil) na classe de “Comendador” e a Medalha Pedro Ernesto.

Como artista convidada dançou com importantes companhias tais como Saddler’s Wells Royal Ballet; Ballet Nacional de Cuba, Ballet da Ópera de Roma, Ballet de Santiago, Ballet Municipal de Assúncion entre outras.