Diversão
‘O Golpe Tá Aí Cai Quem Quer’: 10 filmes e documentários sobre golpistas
Conheça diversas histórias que retratam golpistas profissionais

‘O Golpista do Tinder’ e ‘Inventando Anna’. Fotos: Divulgação
Após o sucesso do ‘O Golpista do Tinder’, as produções que contam histórias reais de golpistas tomaram a atenção de muitos espectadores. A série ‘Inventando Anna’ foi lançada logo depois e, atualmente, está na lista do top 10 no catálogo da Netflix no Brasil. As histórias do israelense Shimon Hayut e da russa Anna Sorokin se encontram em uma vasta lista de diversas obras que retratam golpistas profissionais.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Investindo nessa temática, em março, a Netflix, lançará uma série documental sobre o assalto ao Banco Central de Fortaleza. Mas há outros serviços de streaming que lançaram produções com esse mesmo tema. Com isso, o Portal ES360 separou diversas séries, filmes e documentários que abordam golpes ou roubos. Confira!
Inventando Anna
Uma jornalista com muito a provar investiga o caso de Anna Delvey (Julia Garner), lendária herdeira alemã do Instagram que roubou os corações da cena social de Nova York e roubou seu dinheiro também. A história é contada pelos olhos da jornalista Vivian Kent, interpretada por Anna Chlumsky. A personagem é vagamente inspirada em Jessica Pressler, que foi redatora da revista New York Magazine. Disponível na Netflix, a minissérie conta a história real da golpista Anna Sorokin.
O Golpista do Tinder
No aplicativo de paquera Tinder, um homem fingia ser Simon, um magnata do ramo de diamantes. O seu plano era conquistar mulheres promovendo encontros inesquecíveis até que elas se sentissem apaixonadas. Depois, através de mentiras, ele conseguia roubar milhares de dólares de cada uma. Depois do trauma, elas querem se vingar do golpista. Lançado em 2 de fevereiro, o documentário se manteve no top 10 dos filmes mais assistidos da Netflix por semanas.
Fyre Festival: Fiasco no Caribe
O documentário conta a história do Fyre Festival que prometia ser uma experiência musical de luxo numa ilha paradisíaca nas Bahamas. Promovido por celebridades, como as modelos Kendall Jenner, Bella Hadid, Alessandra Ambrósio e Hailey Baldwin, o festival prometia as atrações musicais como os grupos Blink-182 e Major Lazer. Seria dois fins de semana, com pacotes que custavam até US$ 100 mil, acomodações de luxo e “o melhor da comida, da arte, da música e das aventuras” na ilha caribenha. E o que era ser um evento exclusivo para milionários ganhou contornos dramáticos.
Fake Art: Uma História Real
O documentário retrata um verdadeiro escândalo, considerado o maior golpe que o mercado de arte dos EUA já enfrentou. A história começa quando uma mulher entra numa famosa galeria trazendo obras desconhecidas de mestres da pintura. O documentário mostra ao público como funciona o processo de legitimação, de compra e de negociação. Um mergulho nos processos de análise do mercado que pouco se tem o ao visitar as instituições de arte.
O Golpista do Ano
O filme é estrelado por Jim Carrey, Rodrigo Santoro e Ewan McGregor. Nele, Jim Carrey interpreta Steven Russell. Baseado na história de de Steven Russell, ex-oficial de polícia, pai de família, que ficou famoso por escapar da prisão no Texas quatro vezes, o filme mostra como essa figura a a realizar diversas trapaças e fraudes, de forma a manter seu alto padrão de vida. Disponível para assistir na Amazon Prime Video.
As Golpistas
O filme conta a história de um grupo de dançarinas de um bar de striptease em Nova York, que em 2016, se uniu para planejar um golpe aos frequentadores. Com a ficha limpa e um plano complexo, elas conseguiram tirar muito dinheiro dos clientes de forma inédita. Inspirado na história real da ex-stripper norte-americana Roselyn Keo, ela confidenciou à jornalista Jessica Pressler, da revista New York Magazine, como ela e um grupo de colegas de profissão atraíam, drogavam e, então, roubavam executivos “nojentos” de Wall Street após verem a clientela diminuir vertiginosamente devido à crise financeira de 2008.
Mestres da Enganação
Nesta série documental disponível na Netflix, um vigarista cruel disfarçado de espião britânico manipula e rouba suas vítimas, deixando famílias arruinadas em seu rastro. O longa trás à tona a história de Robert Hendy-Freegard, considerado um dos maiores trapaceiros do Reino Unido. Com depoimentos chocantes devido as inacreditáveis situações dos golpes, o espectador viajará pelos três episódios marcantes e inquietantes, devido ao sofrimento financeiro, e principalmente psicológico aos quais as vítimas foram submetidas.
Prenda-me Se For Capaz
Atualmente disponível no catálogo da Netflix, o filme conta a história de um agente do FBI que decide colocar o vigarista Frank Abagnale Jr. atrás das grades. Contudo, além de escapar constantemente, Frank se diverte com a perseguição. A história cheia de reviravoltas parece ser coisa que aconteceria somente em um roteiro digno de Hollywood, mas segundo o ditado “a arte imita a vida” e está é a história verdadeira de vida de Frank Abagnale Jr que ficou famoso como um dos maiores fraudadores da história do EUA, conseguindo aplicar inúmeros golpes durante 5 anos na década de 1960.
Educação Americana: Fraude e Privilégio
Um grande esquema corrupto tentava levar os filhos de famílias ricas e famosas às melhores universidades dos Estados Unidos. O documentário investiga a mente por trás desse golpe que chocou o país e causou muita confusão no sistema educacional norte-americano. O caso tomou notoriedade da mídia internacional, principalmente, pela participação de Lori Loughlin, atriz famosa pela clássica série Três é Demais.
Generation Hustle
Esta série documental da HBO Max da CNN Original Series conta, em 10 partes, histórias de pessoas que ludibriaram outros para roubar, ou até ensinam a dar golpes, ou seja “até onde jovens vão por fama, fortuna e poder?”. Os golpistas se faziam ar por produtores de celebridades e magnatas, eles escolheram pessoas – como Wendi Murdoch e Laurene Jobs – cujas vozes não eram bem conhecidas. Os episódios se concentram também em indivíduos, como o promotor de shows Ian Bick, a falsa herdeira Anna Sorokin, o cofundador da WeWork Adam Neumann, o falso príncipe saudita Anthony Gignac e o rapper Teejayx6.
