Diversão
MasterChef Brasil: leilão disputado, fala polêmica e muito mais
O programa desta terça-feira foi marcado por disputas, com leilão inédito de sobremesas e prova do bolovo

O tempo inicial para os participantes era de 1h30; competidores tiveram 3 minutos de mercado. Foto: Melissa Haidar
A noite desta terça-feira (07) foi cheia de emoções no MasterChef. Os participantes contaram com o tradicional leilão do talent show, e para aumentar a dose de adrenalina, o programa combinou a prova com um dos maiores temores dos competidores: a confeitaria. E na Prova de Eliminação os cozinheiros foram desafiados a preparar um prato típico dos botecos paulistas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Confira tudo o que aconteceu no programa:
Vai começar o leilão, quero saber quem dá mais…
O leilão é uma das provas mais esperadas do MasterChef. Eles tem de ter muito cuidado nos lances, pois a prova consiste em os cozinheiros darem lances de tempo nos pratos que querem preparar. E, pela primeira vez, eles tiveram de dar lances em pratos de sobremesa. O que acrescentou uma aflição na cozinha, pois a confeitaria é sempre temida na competição.
A disputa foi acirrada. Entre pudim, churros, brownie, crepe suzette… Os competidores foram até as últimas consequências para arrematar seus pratos favoritos. Dessa vez, a prova não era de reprodução e sim de inspiração, o fator principal era o sabor. E o pior inimigo era o tempo. Veja como ficou o resultado dos lances:
- Lays – Crepe suzette, em 30 minutos
- Paraskevi – Churros em 34 minutos
- Renato – Brownie, em 30 minutos
- Edleide – Pudim, em 25 minutos
- Daniel – Bannoffe, em 30 minutos
- Fernando – Merengue de morango, em 24 minutos
- Larissa – Rabanada, em 20 minutos
- Mário – Creme brulee, em 40 minutos
- Adílio – Bem casado em 50 minutos
- Melina – Torta de frutas amarelas, em 32 minutos
- Jason – Pastel de Belém em 30 minutos
- Bruno – Quindim em 1 hora
- Rafael – Pão de mel em 30 minutos.

O tempo foi o principal inimigo doa participantes na primeira prova da noite. Foto: Melissa Haidar
Destaques da noite
A prova foi tensa, pois devido ao pouco tempo que quase todos os participantes tiveram, praticamente todos se enrolaram com a produção da sobremesa. Os destaques da noite foram a grega Paraskevi, Edleide, Fernando e Daniel que se saíram bem e subiram para o mezanino.
Edleide em seu ato de loucura – como ela definiu – ao arrematar um pudim por 25 minutos. Mas “quem não arrisca, não petisca”, não é mesmo? A participante ganhou como a melhor sobremesa da noite. Ela fez o pudim de leite perfeito, sem furinhos, em muito pouco tempo. A sobremesa com sabor de comida de família conquistou os jurados pelo coração.
Como campeã da prova, ela ainda ganhou a chance de salvar outros dois participantes da Prova de Eliminação. Ela escolheu Adílio e Mário. A decisão gerou polêmica, e ao ser questionada pela apresentadora Ana Paula Padrão sobre a escolha de salvar somente homens, ela soltou uma frase ainda mais polêmica ao dizer: “Se tiver que chegar uma mulher na final, que seja eu”. A fala da cozinheira amadora deixou algumas participantes mulheres incomodadas.
Vish… Lays sentiu as escolhas da Edleide, né? 👀 #MasterChefBr pic.twitter.com/ccR0nDBw
— MasterChef Brasil (@masterchefbr) June 8, 2022
Prova de Eliminação
Na Prova de Eliminação, os competidores foram desafiados a reproduzir uma comida de boteco. O bolovo, aperitivo que é “a cara” dos bares paulistas, exigiu muita técnica dos cozinheiros. O salgado é um empanado de carne com gema de ovo. Um determinante para a eliminação foi o ponto do ovo cozido mollet.
O tempo foi o mesmo para todos: 45 minutos. Mas Bruno, Rafael e Renato, que foram considerados os piores da prova, tiveram uma desvantagem: cada um perdeu 3 ovos da cesta.
A prova foi cheia de percalços. Larissa e Melina foram as duas que mais se enrolaram na prova, com Larissa até chegando a tentar pedir um ovo cozido de algum companheiro após o seu rachar.
Melina, pela 3ª vez seguida a prova de eliminação, venceu a prova, com um melhor equilíbrio entre o ovo e a carne.
Os mais criticados foram Bruno e Larissa, com o dele tendo mais defeitos de sabor e proporcionalidade. Contudo, ele conseguiu escapar da eliminação porque o ovo de Larissa ficou sem a gema durante o preparo, algo crucial para um bolovo.
A médica veterinária, ao se despedir do programa, fez um discurso emocionante para a chef Helena Rizzo. Com muita emoção, ela agradeceu a chef pela inspiração para ela e muitas mulheres e recebeu abraços e palavras de incentivos dos jurados.

A participante Larissa se despediu do MasterChef Brasil nesta noite. Foto: Melissa Haidar
