fbpx

Diversão

Exposição Impermanência promove conversa com Marcia Mello nesta 4ª

A conversa será transmitida ao vivo pelo canal da Plataforma de Curadoria no YouTube

Publicado

em

Bruno Zorzal. Foto: Bárbara Bragatto

Dentro das atividades da exposição Impermanência, de Bruno Zorzal, acontece na próxima quarta-feira, 15 de setembro, às 19h, a conversa com a curadora e conservadora de fotografia, Marcia Mello.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Este encontro remoto conta com a participação da também curadora, Ananda Carvalho, e do próprio artista. No bate-papo, o trio abordará tanto os processos de fabricação e obras da exposição Impermanência quanto trabalhos de outros artistas, tocando questões centrais da fotografia contemporânea, um meio de expressão essencial para a reflexão sobre a arte em nossos dias.

A conversa será transmitida ao vivo pelo canal da Plataforma de Curadoria no YouTube no endereço tiny.cc/Impermanencia.

Sobre a exposição
Criar um ponto de questionamento entre a efemeridade das imagens e a realidade da vida contemporânea é uma das propostas da exposição Impermanência, de Bruno Zorzal. O artista volta no tempo e se apropria de processos fotográficos históricos e artesanais, além de velhos retratos anônimos (que fazem parte de sua coleção particular), utilizando materiais diversos, como papel, casca de parede e metal.“Guiado pela noção de impermanência, este projeto busca investigar nosso momento histórico paradigmático em que as existências – e mesmo uma estética e ética individual e coletiva – am pelo transitório, pelo fugaz” explicou Zorzal.

A visitação segue até o dia 17 de setembro, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas. Sábados e feriados, das 10 às 14 horas, mediante agendamento através do telefone 3132-5295.

Sobre a convidada

Marcia Mello é pesquisadora, curadora e conservadora de fotografia, Bacharel em Letras pela UFRJ. Foi curadora do Departamento de Fotografia do MAM (RJ), entre 1988 e 1997. Entre 2006 e 2015 foi diretora-curadora da Galeria Tempo (RJ). Entre suas atividades mais recentes, destacam-se curadorias e pesquisas com fotógrafos e artistas como Miguel Rio Branco, Alair Gomes, Evandro Teixeira, Renan Cepeda, entre outros.

Sobre o artista

Bruno Zorzal é artista e pesquisador independente, Doutor em Estética e Filosofia das Artes Plásticas e Fotografia pela Universidade Paris 8, na França. Seus trabalhos ganham corpo a partir de fotografias dos mais diversos formatos e proveniências, tanto feitas quanto apropriadas pelo artista. Zorzal se interessa por uma política das imagens, explorando-as enquanto elementos para a apreensão de realidades e construção de Histórias.

Sobre a curadora

Ananda Carvalho é curadora, crítica de arte, professora adjunta no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (Bolsa CNPq). Desde 2009, escreve e pesquisa sobre arte contemporânea e realiza curadorias contempladas em editais, em instituições públicas e privadas, em galerias comerciais e em espaços independentes. É coordenadora do projeto de extensão Processos de Criação em Curadoria (UFES) e da Galeria de Arte e Pesquisa (GAP-UFES).

A exposição Impermanência é um projeto contemplado no edital de ocupação da Casa Porto das Artes Plásticas, de 2019/2020, e realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura). O trabalho conta com a curadoria de Ananda Carvalho e a produção e design do Estúdio Monomotor.