fbpx

Diversão

Apuração define campeã do Carnaval de Vitória nesta quarta-feira

A apuração das notas dos desfiles das escolas de samba vai revelar as campeãs de 2025 e definir possíveis rebaixamentos

Publicado

em

Mocidade Unida levou São Jorge para o Sambão do Povo

Mocidade Unida levou São Jorge para o Sambão do Povo. Foto: Prefeitura de Vitória

A apuração do Carnaval de Vitória 2025 acontece nesta quarta-feira (26), a partir das 16h, no Sambão do Povo. Após três dias de desfiles, as escolas de samba aguardam o resultado que definirá as campeãs de cada grupo, além de determinar possíveis rebaixamentos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os desfiles ocorreram no último fim de semana. Na sexta-feira (21), as escolas do Grupo de o A se apresentaram. Já no sábado (22), foi a vez do Grupo Especial brilhar na avenida. No domingo (23), as agremiações do Grupo de o B encerraram as apresentações.

Durante os desfiles, as apresentações foram avaliadas por um corpo de 27 jurados, que analisaram nove quesitos técnicos: Bateria, Samba-Enredo, Evolução, Harmonia, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente, e Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Cada um desses critérios foi julgado por três avaliadores, com notas variando de 9 a 10, podendo incluir frações como 9,1, 9,5 e 9,7. Para as notas abaixo de 10, é exigida uma justificativa formal, entregue à Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge).

A partir de 2024, algumas regras de avaliação foram modificadas para tornar o julgamento mais preciso. Um dos principais ajustes foi na avaliação do casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, que agora só é iniciado após a sinalização do mestre e do coreógrafo. Além disso, os jurados aram a detalhar mais suas justificativas, levando em conta fatores como criatividade e beleza nas apresentações.

Neste ano, 19 escolas de samba participaram do Carnaval de Vitória, divididas entre os três grupos. No Grupo de o A, competiram as escolas Império de Fátima, Independentes de São Torquato, Rosas de Ouro, Andaraí, Independente de Eucalipto, Pega no Samba e Mocidade da Praia. No Grupo Especial, estiveram Imperatriz do Forte, Mocidade Unida da Glória (MUG), Chegou o Que Faltava, Novo Império, Unidos da Piedade, Independente de Boa Vista e Unidos de Jucutuquara. Por fim, o Grupo de o B contou com as escolas Unidos de Barreiros, Tradição Serrana, Mocidade Serrana, Chega Mais e União Jovem de Itacibá.

Leia mais: