fbpx

Diversão

Além das praias: o que os turistas podem conhecer na Grande Vitória?

Grande Vitória oferece diversão para todos os gostos e opções que vão além das belas praias

Publicado

em

Uma capital com várias facetas, Vitória atrai turistas que buscam lazer e descanso enquanto aproveitam as belezas naturais. A Grande Vitória oferece diversão para todos os gostos e opções que vão além das belas praias.

CONFIRA O ROTEIRO

Vitória

Parque Botânico da Vale

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Parque Botânico da Vale. Foto: Reprodução/Instagram

Parque Botânico da Vale. Foto: Reprodução/Instagram

O Parque Botânico Vale, em Jardim Camburi, é aberto à contemplação da natureza e dos seus atrativos permanentes, como o orquidário, o parquinho, o jardim sensorial, trilhas ecológicas e outros.

Localização: Avenida dos Expedicionários, s/n – Jardim Camburi, Vitória

Horário: terça a domingo, das 8h às 17h

Entrada: gratuita

Parque da Fonte Grande

Pôr do Sol no Parque da Fonte da Grande, em Vitória. Foto: Jaqueline Pungal

Pôr do Sol no Parque da Fonte da Grande, em Vitória. Foto: Jaqueline Pungal

É uma ótima opção para quem gosta de uma programação ambiental, que inclui exercício físico, com possíveis caminhadas por trilhas de o a mirantes, com observação da natureza e paisagens lindas que rendem muitas.

Localização: Avenida Serafim Derenzi, no bairro Grande Vitória, em Vitória

Horário: de terça a domingo, inclusive feriados, das 8 às 17h.

Entrada: gratuita

Pedra da Cebola

Pedra da Cebola. Foto: Leonardo Silveira

Pedra da Cebola. Foto: Leonardo Silveira

O Parque Pedra da Cebola possui exemplares de Mata de Restinga e de Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa do local, que abrigam pequenos répteis e aves. Com área superior a 100.000 m², o parque também conta com jardim oriental e um mirante, com vista para a parte do Maciço Central, o Porto de Tubarão e o Morro do Mestre Álvaro, localizado na Serra.

O nome do parque deriva de uma grande pedra esculpida pela natureza que repousa sobre outra rocha. Devido a seu comportamento geológico, a pedra se “descama” de maneira similar às palhas de uma cebola. O Parque Pedra da Cebola tem parquinhos, lagos e um campo de futebol, além de um Centro de Educação Ambiental (CEA). A área também possui o sinal de internet livre do Vitória Online.

Localização: rua Ana Viêira Mafra, s/n – Mata da Praia, Vitória

Quando: de terça a domingo, das 5h às 22h; segunda de 5h às 9h e das 17h às 22h

Entrada: gratuita

Catedral de Vitória

Catedral Metropolitana de Vitória. Foto: Diego Alves / Secom PMV

Catedral Metropolitana de Vitória. Foto: Diego Alves / Secom PMV

Andar pelo Centro de Vitória é como fazer uma viagem no tempo. A sensação é de que somos transportados ao ado, assim que pisamos pelas calçadas e ruas. A Catedral de Vitória é uma atração a parte.

A altura das torres, os detalhes das paredes externas e beleza da fachada da Catedral Metropolitana foram inspirados na arquitetura neogótica da Catedral de Colônia, na Alemanha. O monumento é o símbolo de Vitória e um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. A igreja catedral começou a ser construída em 1920, mas as obras só foram concluídas mais tarde, em 1970.

A catedral ocupa o lugar de uma antiga igreja chamada Nossa Senhora da Vitória, que foi demolida por não comportar mais o número de fiéis. A construção é tão importante para a história e a cultura capixaba, que foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, em 1984. Quem entra pode contemplar os belíssimos vitrais que narram cenas bíblicas nas extensas paredes.

O lugar guarda curiosidades que atraem visitantes, como explica Diego da Silva Santos, guia turístico da catedral. “A construção tem uma área conhecida como cripta, reservada ao enterro de pessoas consideradas socialmente nobres. Lá as pessoas podem conhecer um pouco mais sobre os personagens históricos da cidade de Vitória”, contou.

Localização: Praça Dom Luís Scortegagna, s/n – Centro, Vitória

Basílica de Santo Antônio

Basílica de Santo Antônio. Foto: Divulgação

A construção tem apenas 70 anos, mas já foi incorporada à comunidade de Santo Antônio. A edificação ocupa um local de destaque na região e pode ser vista de vários ângulos. De lá, é possível contemplar um dos mais belos cenários da capital: a baía de Vitória.

Mas não é só isso: que entra na basílica, fica encantado com a diversidade de detalhes do altar, dos vitrais coloridos, das colunas e das pilastras e da cúpula central com mais de 37 metros de altura. Com arquitetura fascinante, possui uma ampla capacidade para receber fiéis e visitantes com conforto e comodidade. Sem contar as fotografias registradas por lá ficam incríveis.

Leidiane Moreira Neves, que é a guia responsável pelas visitas ao Santuário, conta que a construção contou com a participação da população. “O santuário foi edificado por meio de mutirões. Os próprios membros da comunidade ajudaram a erguer a estrutura, colocando a mão na massa. Fiéis doaram materiais para os vitrais, os pisos e as obras de arte. Vários idosos, que frequentam a basílica, já me contaram que ajudaram a erguer a igreja” lembrou.

Localização: Rua Ludovíco Pavone, s/n – Santo Antônio, Vitória

Ilha das Caieiras

Ilhas das Caieiras. Foto: Chico Guedes

A Ilha das Caieiras, um dos mais tradicionais bairros de Vitória, é uma opção de bela paisagem e boa gastronomia. Turistas e moradores visitam o bairro em busca das tradicionais torta e moqueca capixabas, feitas com peixe e mariscos fresquinhos da própria região.

O bairro alia paisagens naturais belíssimas e a tradição da deliciosa gastronomia local. São suculentas moquecas de peixe, siri, sururu, mariscos e a casquinha de siri, que, ali, tem sabor especial.

O cenário é outro grande atrativo. O bairro tem um rico ecossistema. Seu grande manguezal surpreende pelo tamanho e riqueza de espécies que têm no habitat seu abrigo. São comuns os rasantes das aves típicas. As habitações são simples e diversificadas.

Vila Velha

Convento da Penha

Convento da Penha. Foto: Divulgação

O Convento da Penha é um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo. Além de um local para exercício da fé, proporciona uma vista em 360° que alcança municípios vizinhos.

Em 1558 chegou na Prainha o irmão leigo Pedro Palácio que, em 1570, deu inicio a construção do Convento e a realização da primeira Festa da Penha. A arquitetura do local foi concluída em 1750, 180 anos depois do início da sua construção com a Ermida das Palmeiras. Esta arquitetura jesuítica é estilo Cidadela Medieval, única no Brasil

No altar mor da igreja, remodelado em 1910, há mais de 200 peças de 19 tipos diferentes de mármore, que adornam o retábulo e colunas. O centro do retábulo, nicho de Nossa Senhora, abriga a imagem da Virgem da Penha, de origem portuguesa, de 1569.

Horários:

– segunda a sábado (podem subir os 50 primeiros automóveis apenas para a Missa das 7h); aberto das 6h às 16h30

– domingo das 4h às 16h30 (a partir de 4h, sobem os 50 primeiros automóveis apenas para a Missa das 5h, ao longo do dia a subida está proibida)

O Convento oferece o serviço de transporte em vans com valores íveis. Para subir e descer de van, o visitante paga R$5,00; se preferir apenas subir ou descer de van, o custo é de apenas R$3,50.

> Clique para ver os horários das missas

Morro do Moreno

Pôr do Sol no Morro do Moreno, em Vila Velha. Foto: Reprodução/Instagram

Pôr do Sol no Morro do Moreno, em Vila Velha. Foto: Reprodução/Instagram

Com 274 metros de altura, o Morro do Moreno é ideal para um eio com os amigos seja pela manhã ou pela tarde, a caminhada até seu topo não dura mais que 20 minutos. O morro conta com rampa para voo livre, mirantes naturais e três vias de escalada: duas de frente para a Terceira Ponte e uma de frente para a praia da Costa. O nascer e o pôr do sol ficam muito mais bonitos vistos lá de cima.

Localização: Rua Xavantes, 262 – Praia da Costa, Vila Velha

Museu da Vale

Museu Vale. Foto: Divulgação

Espaço criado com o objetivo de preservar a história da construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas, o Museu Vale alia cultura e educação por meio da promoção de mostras de arte contemporânea, além de ações educativas direcionadas a integração da comunidade e formação de novos públicos. Também tem uma linda vista para a baía de Vitória.

O Museu Vale, inaugurado em 15 de outubro de 1998, é uma iniciativa da Fundação Vale, instituição que realiza ações, projetos e programas sociais nas regiões onde a mineradora está presente.

Situado às margens da baía de Vitória, no bairro de Argolas, encontra-se instalado no prédio original da Estação Pedro Nolasco, que foi construída para atender à Estrada de Ferro Vitória a Minas, em 1927.

Localização: Pátio da Antiga – Rua Vila Isabel, Estação Pedro Nolasco, s/n – Argolas, Vila Velha

Farol de Santa Luzia

Farol de Santa Luzia, em Vila Velha. Foto: Danielli Saquetto

Farol de Santa Luzia, em Vila Velha. Foto: Danielli Saquetto

O Farol de Santa Luzia é uma das principais atrações turísticas e históricas de Vila Velha. Suas peças vieram da Escócia em 1870 e ele foi montado em 1871, pelo Barão de Cotegipe. A torre mede 14 m de altura e possui uma base octogonal de 9 m². Sua luz possui alcance de até 34 milhas marítimas, que correspondem a 62 km. Até os dias de hoje, orienta a entrada dos navios na Baía de Vitória e nos portos de Vitória, Tubarão e Vila Velha.

Localização: Rua Santa Luzia, 2 – Praia da Costa, Vila Velha

Horário: terça-feira a domingo, das 9 às 16h30

Casa do Governador

Parque Cultural Casa do Governador. Foto: Divulgação

O Espírito Santo conta com novo atrativo turístico, o Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha. A área, antes utilizada apenas para agendas institucionais, agora pode ser visitada por moradores e turistas em dois dias da semana, terças e quintas-feiras, das 8h às 17h, mediante agendamento e com acompanhamento de um mediador. A entrada é gratuita.

O projeto contempla 93 mil metros quadrados de área natural com vista para uma das principais praias capixabas, a Praia da Costa. A concepção do parque foi baseada em três eixos: ambiental, histórico e artístico. No eixo artístico, os visitantes poderão conhecer as 21 obras de arte, sendo 10 temporárias e 11 permanentes, selecionadas pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio de um edital que foi lançado em 2021.

Além da beleza natural, o local recebe ações de recuperação ambiental e enriquecimento florestal, bem como placas fotovoltaicas que tornarão o Parque sustentável em relação à energia.

Localização: Rua Santa Luzia – Praia da Costa, Vila Velha – ES

Visitas mediante agendamento: terças e quintas-feiras, das 8h às 17h

Agendamento: (27) 3636-1032

Entrada: gratuita e acompanhamento de um mediador.