fbpx

Diversão

Abertas as inscrições para oficinas culturais gratuitas em Vitória

Iniciativa integra a programação do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, que terá início nesta sexta

Publicado

em

Serão oficinas de: teatro de bonecos, de direção, teatro digital e de construção de pequenos monólogos a partir das memórias. Foto: Maria Barros

Um dos pontos altos da programação do tradicional Festival de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi) são as oficinas ofertadas, que visam a qualificação dos fazedores de arte. Nesta edição do evento, que terá início nesta sexta-feira (5), um grupo de profissionais renomados vão comandar as capacitações – iniciação ao teatro de bonecos, direção, teatro digital e construção de pequenos monólogos a partir das memórias – e os interessados em participar já podem se inscrever gratuitamente.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Dudu Guimarães vai ministrar a oficina “Iniciação ao teatro de bonecos”, em formato presencial, no Teatro Estrelas Ratimbum, no Centro de Vitória. Os participantes vão conhecer um pouco da história e origem de algumas formas e técnicas de teatro de bonecos e executar a construção de um boneco e ainda experimentar os processos e exercícios para orientar na sua manipulação.

Já a “oficina de direção” será comandada pelos professores Luiz Paixão e Mariana Bizotto, de Minas Gerais, que vão dar uma visão diferenciada do teatro, onde o ator começa a compreender determinados aspectos que ampliam a visão sobre o espetáculo teatral. As aulas vão acontecer entre os dias 6 e 9, de forma remota, pela plataforma Zoom.

Outra oficina ofertada pelo Fenatevi é a “Teatro digital – presença remota e virtualização”, via Zoom, com a professora Mariana Lima Muniz, de São Paulo. Será ado aos participantes conteúdos como os conceitos básicos da Teoria das Mídias, tais como mediação e remediação, transparência e opacidade midiática, virtual e presença, além de debate sobre a inserção do teatro em contexto digital, analisar criticamente obras contemporâneas que estabelecem relação entre teatro e o universo digital.

Também estão abertas as inscrições para a oficina “A construção de pequenos monólogos a partir das memórias”, com o professor Lindolfo Amaral, do Grupo Imbuaça (SE), via Zoom. A proposta é ar aos participantes formas de construções e arquitetura de texto.

Sobre o Fenatevi

O principal evento de teatro do Espírito Santo vai acontecer entre os dias 5 e 12 de novembro, em formato híbrido, com apresentações presenciais e virtuais. Na programação, mais de 30 espetáculos de vários estados brasileiros e de países como Chile e Cuba, além de debates e lançamento de livros.

A abertura do evento será no no Palácio da Cultura Sônia Cabral, nesta sexta-feira (5),  às 19h30, com a presença de personalidades da cena cultural capixaba e transmissão ao vivo nas redes sociais oficiais do Fenatevi. Às 20h, o Grupo Teatro Gota, Pó e Poeira, de Guaçuí, subirá ao palco para apresentar a peça “Os sacrilégios do amor”, montagem inspirada nos contos de Nelson Rodrigues, que promete envolver o público com histórias que destacam trajetórias que se cruzam em adultério, paixão e morte, sob direção de Ribamar Ribeiro. Só será permitida a entrada mediante apresentação do aporte de vacinação.

O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória – 17ª é uma realização da Associação Cultural Circense e Ambiental Uma Floresta, com produção da Ratimbum Produções de Artes e apoio do Governo do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Serviço

Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi)

Oficinas gratuitas

  • “Iniciação ao teatro de bonecos”, com Dudu Guimarães
  • “Oficina de direção”, com Luiz Paixão e Mariana Bizotto
  • “Teatro digital – presença remota e virtualização”, com Mariana Lima Muniz
  • “A construção de pequenos monólogos a partir das memórias”, com Lindolfo Amaral

Inscrições: (27) 3222-0869 | (27) 99698-0869.

Facebook e Instagram: @ratimbimproducoes | @festivalteatrovitoria.