fbpx

Diversão

A Trupe Barroca estreia turnê em Vitória

A primeira das três apresentações gratuitas será nesta sexta-feira (26), às 20 horas, na Igreja de São Gonçalo, na Cidade Alta, no Centro de Vitória

Publicado

em

A Trupe Barroca

A Trupe Barroca vai se apresentar em Vitória com o projeto turnê “As Quatro Estações”, que percorrerá três capitais brasileiras e terá como palco importantes locais históricos. A primeira das três apresentações gratuitas será nesta sexta-feira (26), às 20 horas, na Igreja de São Gonçalo, na Cidade Alta, no Centro de Vitória.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“As Quatro Estações”, composta por Vivaldi, terá a regência do maestro Sérgio Dias e participação especial do violinista francês Xavier Julien-Laferriere, um dos mais conceituados intérpretes da música barroca na atualidade. Formado pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, o instrumentista já se apresentou em diversos países da Europa, Ásia e América do Sul, como solista ou integrante de renomados conjuntos de música antiga. Ele é o diretor artístico do Festival de Bordeaux: Festes Baroques en Terre des Graves e do conjunto Sauternais, ambos dedicados à música antiga.

> Artista mineiro abre exposição ‘Paisagem ainda que’ em Vitória

A turnê é uma realização da Associação Cultural Ricardina Stamato (ACRIS), instituição com mais de 40 anos de trabalhos voltados à divulgação e valorização da cultura, com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e o patrocínio do Instituto Vale. O projeto levará ao público, entre outras obras, a beleza e a expressividade da famosa composição de Antonio Vivaldi, inspirada nas mudanças climáticas e nos fenômenos da natureza ao longo do ano.

O espaço escolhido para a receber o espetáculo em Vitória alinha-se ao propósito do projeto de incentivar o resgate histórico-cultural. Erguida no século XVIII, a Igreja de São Gonçalo foi construída em pedra e cal. Conhecida como “a igreja dos casamentos duradouros”, foi edificada pela irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, originalmente Irmãos Pardos. Do estilo barroco, o templo mantém o frontão composto por volutas e pináculos simples que emolduram um óculo fechado com caixilho de madeira e vidro. Os ingressos podem ser retirados na data do evento, no próprio local.