fbpx

Diversão

9 dicas que vão te ajudar a fazer o churrasco perfeito

A escolha da carne e o tempero são importantes, mas não é só isso

Publicado

em

Festival Carnivoria. Foto: Divulgação

Festival Carnivoria. Foto: Divulgação

Final de semana combina com um bom churrasco. Mas quais são os segredos para garantir uma experiência perfeita em volta da churrasqueira? A escolha da carne e o tempero são importantes, mas não é só isso. Para ajudar você a fazer um churrasco perfeito, o chef Edd Campos, assador do Carnivoria, listou algumas dicas importantes:

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

1 – Planejamento

Conheça o gosto dos convidados. “A ideia é saber as preferências ou possíveis limitações dos convidados, algo que eventualmente alguém não possa comer. Assim é possível criar um menu específico e fazer compras acertadas. Vai minimizar o risco de comprar algo que não seja bacana para o evento”, alerta o chef.

2 – Faça as compras dois dias antes

Muitas proteínas são encontradas congeladas no mercado. Para que você não seja surpreendido na hora do churrasco e tenha que descongelar uma carne dentro da pia, ou de forma errada no micro ondas, faça as compras com antecedência. “O correto é fazer o degelo da carne na geladeira, pelo menos 24 horas antes do churrasco”.

3 – Escolha bem os acompanhamentos

Festival Carnivoria. Foto: Divulgação

Festival Carnivoria. Foto: Divulgação

Se o churrasco for feito no almoço é recomendado que todas as proteínas saiam no mesmo momento, para que as pessoas possam se servir e almoçar. Nesse caso, é mais indicado ter salada, arroz, feijão tropeiro. Se o objetivo é ar uma tarde churrasqueando, é ideal fracionar o churrasco para que os convidados possam saborear todo o cardápio. “Gosto sempre de fugir do tradicional, com vegetais assados direto na brasa – tomate, cebola, batata -, saladas diversas, isso traz uma experiência e leveza maior”, sugere o chef Edd Campos.

4 – Não comece o churrasco com sua carne preferida

Vai ar a tarde churrasqueando com os amigos? Comece pelas entradas: linguiça, pão de alho, os cortes de frango e carne suína menos prime. Na sequência, sirva as carnes principais até chegar à carne mais nobre que você tiver. “Isso é para que as pessoas desfrutem de um churrasco longo, podendo provar todo o cardápio que foi preparado”.

5 – Atenção a temperatura da churrasqueira

Usando carvão, o recomendável sempre é que você acenda o fogo pelo menos 40 minutos antes e só coloque as carnes para assar quando tiver um braseiro vivo. “O churrasco ideal é feito sobre a brasa e não sob as labaredas dessa combustão inicial do carvão”, explica o assador do Carnivoria.

6 – Experimente opções menos tradicionais de carne

Não fique apenas nos cortes de picanha, alcatra, maminha e fraldinha. “Existe no mercado uma infinidade de cortes incríveis e inovadores, principalmente os cortes de dianteiro – que as pessoas chamam de carne de segunda -, como o short rib, flat iron, assado de tira, shoulder. São cortes que podem ser o grande destaque do churrasco do fim de semana”, indica o chef.

7 – Não se limite apenas ao sal grosso

O mercado já oferece outros tipos de sal apropriados para churrasco, e até melhores no resultado final, como o sal de parrilha, alguns deles já com ervas. Sair um pouco do tradicional “só sal grosso” pode ser uma experiência bacana.

8 – Cuidado ao temperar a carne crua

Nada de colocar a carne em uma travessa cheia de sal grosso e ir tomar uma cerveja. Quer salgar a carne antes? Faça isso um minuto antes de colocar a carne na grelha, com pouco sal, e ajuste no final. Para salgar a carne depois de pronta, use sal de parrilha ou flor de sal.

9 – Deixe a carne descansar

Atenção, essa dica pode mudar completamente o seu churrasco! Toda a vez que a carne sair do fogo é importante que você espere um tempo antes de fatiar. Deixe a carne descansar por um tempo, que vai variar entre três e cinco minutos a depender do tamanho e da espessura da carne. “Pode deixar a carne em um cantinho da grelha menos quente, ou até mesmo em um recipiente coberto com tampa ou papel alumínio para não esfriar. Assim a gente preserva os sulcos da carne dentro da peça, o que deixa ela mais macia e suculenta”, ensina.

QUER APRENDER COM O CHEF?

 

Chef Edd Campos. Foto: Divulgação

Chef Edd Campos. Foto: Divulgação

O chef Edd Campos é um dos assadores que estarão presentes no Carnivoria, maior festival de churrasco do Brasil, que acontece em Vitória no mês de abril. Os amantes de churrasco que quiserem aprender com o chef vão poder participar de um workshop gratuito.

“A gente vai falar um pouco sobre esse mercado de churrasco, com dicas, curiosidades e orientações. Teremos um bate papo bem legal com o público, onde o pessoal vai poder tirar dúvidas. É gratuito, todo mundo é bem-vindo”, convida o assador.

SERVIÇO

Festival Carnivoria

Data: dias 15,16,17,21,22 e 23 abril
Horário: 12h às 23h
Local: estacionamento externo do Shopping Vitória Entrada Gratuita