Dinheiro
Vitória está entre as 10 cidades mais competitivas do país
Levantamento analisa indicadores a saneamento, educação, segurança, meio ambiente e economia de cada uma das cidades brasileiras

Vitória é a única cidade capixaba na lista. Foto: Tadeu Bianconi/PMV/Reprodução
A cidade de Vitória ocupa a 10ª colocação na quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios. O levantamento é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove Digital e a Seall e faz uma análise dos serviços públicos nas cidades brasileiras.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Divulgado nesta quarta-feira (23), o levantamento analisou 410 municípios que tenham mais de 80 mil habitantes. Esse número representa 7,36% dos municípios brasileiros e cerca de 60% da população brasileira.
Os dados para avaliação foram definidos a partir da prévia divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Censo Demográfico de 2022 já que os dados definitivos ainda não haviam sido publicados.
A pesquisa avalia indicadores relacionados ao funcionamento da máquina pública, qualidade da saúde, o à educação, saneamento, capital humano, telecomunicações, sustentabilidade fiscal, meio ambiente, segurança, inovação e dinamismo econômico.
Em relação ao ranking publicado em 2022, os cinco primeiros continuaram no topo, mas trocaram as posições. Pela primeira vez, Florianópolis (SC) assumiu o primeiro lugar, por conta dos avanços no saneamento, meio ambiente e segurança. São Paulo (SP) assumiu o segundo lugar, subindo três posições. Porto Alegre (RS) se manteve em quarto lugar enquanto São Caetano (SP) ficou em quinto, recuando duas posições desde o último ano.
Entre as 100 primeiros colocadas, 98 cidades estão nas regiões sul e sudeste. Apenas a cidade nordestina do Recife (PE) e Campo Grande (MS), que fica no Centro-Oeste integram o ranking sendo de outras regiões. No Espírito Santo, apenas a capital Vitória entrou na lista.
Confira os 20 primeiros colocados
- Florianópolis (SC);
- São Paulo (SP);
- Barueri (SP)
- Porto Alegre (RS);
- São Caetano do Sul (SP);
- Curitiba (PR);
- Campinas (SP);
- Vitória (ES);
- Santana de Parnaíba (SP);
- Santos (SP);
- Maringá (PR);
- Belo Horizonte (MG);
- Balneário Camboriú (SC);
- São Bernardo do Campo (SP);
- Blumenau (SC);
- Jundiaí (SP);
- Jaraguá do Sul (SC);
- Criciúma (SC);
- Indaiatuba (SP);
- São José do Rio Preto (SP).
