fbpx

Dinheiro

Saiba como proteger e aumentar a segurança do celular

No Carnaval o perigo de ter o celular furtado aumenta. Conheça medidas para se proteger tanto antes quanto depois de um roubo

Publicado

em

No Carnaval o perigo de perder o celular aumenta. Saiba como aumentar a segurança do aparelho.

Saiba como melhorar a segurança de seu aparelho celular. Foto: Reprodução

Ao sair de casa já se tornou comum observar bem onde guardar o celular para evitar roubos e furtos. E agora, além de se preocupar com a segurança, além do prejuízo e trauma de ter o smartphone roubado, é necessário saber como proteger também os aplicativos para não ter seus dados roubados.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com o avanço da tecnologia, caso o criminoso consiga ter o a documentos, contas em redes sociais e, principalmente, a contas bancárias da vítima, o dano pode ser bem maior.

> Bandidos usam spray de pimenta, beijos e até abraços para golpes na folia

 

E em época de Carnaval o perigo de perder o aparelho em meios as multidões aumentam ainda mais. Portanto, é necessário atenção redobrada na hora de tirar selfies e ainda mais ao efetuar pagamentos utilizando a tecnologia.

Para aumentar a segurança, o Portal ES360 separou algumas dicas. Confira!

Como se prevenir de roubos

  1. Não mexer no celular enquanto anda
  2. Usar o código e opção de bloqueio automático da tela
  3. Ativar a biometria e reconhecimento facial
  4. Ativar a autenticação de dois fatores
  5. Não salvar informações de senhas nos aparelhos celulares
  6. Evite deixar salvo o cartão de crédito em apps de delivery e de compras
  7. Escolha senhas fortes, não as repita e troque-as periodicamente em apps e redes sociais
  8. Revisar e configurar o limite do Pix
  9. Coloque um PIN no chip do celular, toda vez que o aparelho for reiniciado, será necessário digitar o código
  10. Decore a senha do iCloud, para iPhones, e do Google, para celulares Android, para conseguir ar o site do sistema e bloquear todo o aparelho, caso seja furtado ou roubado.

Fui roubado e agora?

Bloqueie a linha 

O primeiro o, antes mesmo de fazer o boletim de ocorrência, é ligar para sua operadora e bloquear a linha. Dessa forma, dificultará a ação dos criminosos de realizar chamas e enviar mensagens a sua linha de contatos. E lembre de anotar o protocolo ao final do pedido de bloqueio.

Bloqueie suas contas bancárias 

Após bloquear a linha, outro o é imprescindível: ligar para o seu banco e solicitar o bloqueio de suas operações por celular ou computador.

Apagar os dados dos aparelhos 

Lembra da dica sobre decorar a senha do iCloud e do Google? É necessário para caso ocorra o roubo, você consiga apagar seus dados a distância. No sistema Android, é possível realizar a ação de quatro formas:

  • Use a página do Google “Encontre Meu Dispositivo“;
  • e o aplicativo “Encontre Meu Dispositivo” por outro aparelho;
  • Procure a seção “Minha Conta” do Google;
  • Faça uma busca no Google por “Encontre Meu Dispositivo”.

Caso seu celular seja um iPhone, entre no site iCloud (ível por qualquer navegador de internet) ou, caso você tenha o a algum outro aparelho da Apple, entre no aplicativo “Busca”, para apagar os dados.

Troque as senhas de suas redes sociais

O próximo o é trocar a senha de todas as suas redes sociais e seus aplicativos. Verifique quais dispositvos estão conectados aquela conta, principalmente no e-mail, e desconecte do aparelho.

Importante: normalmente, para efetuar essas trocas, os apps mandam códigos de SMS, por isso é necessário estar com um chip novo.

Faça um boletim de ocorrência 

Claro, não se esqueça de efetuar um boletim de ocorrência. Devido ao tempo para realizar o BO, a dica é fazer os processos descritos acima em primeiro momento. Caso não tenha dado tempo de executar algum o e os criminosos tenham feito algum golpes por meio de suas redes sociais, é importante compartilhar essas informações com a polícia.

No hora de realizar a denúncia, é importante não deixar de fora todo e qualquer dado. Tais informações associadas podem ser relevantes e além de ter a possibilidade de outras denúncias realizadas por outras vítimas podem também contribuir para identificação do crime.