fbpx

Dinheiro

Rota do Queijo: João Neiva ganha destaque no agroturismo do ES

João Neiva se tornou o novo destino gastronômico que vem se destacando como a rota de delícias e sabores da cidade

Publicado

em

Roberto Cozini, da Vila Veneto Queijaria Bristrô. Foto: Divulgação/Aderes

Roberto Cozini, da Vila Veneto Queijaria Bristrô. Foto: Divulgação/Aderes

Que o queijo artesanal é apreciado pelo capixaba, não há dúvidas. O melhor é saber que no estado é possível encontrar espaços pensados para experimentar os mais variados tipos de produtos produzidos pelos empreendedores locais. Nesse sentido, João Neiva se tornou o novo destino gastronômico que vem se destacando como a rota de delícias e sabores da cidade.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A Rota do Queijo, em João Neiva, está localizada às margens da BR-259. O percurso fica entre o distrito de Cavalinho e o trevo de João Neiva X Colatina. Os estabelecimentos que ficam bem próximos uns dos outros vão surpreender os visitantes com espaços aconchegantes e produtos de qualidade.

Queijaria do Trevo. Foto: Instagram

Queijaria do Trevo. Foto: Instagram

Para conferir, vale um eio na cidade. O primeiro ponto de parada é na Queijaria do Trevo. Com mais de 40 anos de história, a queijaria produz cerca de 150 quilos de massa por dia. Com uma variedade de mais de dez tipos de queijo, sendo o cabacinha o carro chefe do empreendimento. Além disso, no espaço também são produzidos os queijos montanhês, palmitinho e os saborizados. Já o tipo provolone ganha destaque na produção com torresmo, assim como o provolone com salame, que são criações próprias.

O produtor Jocimar Nunes, que está no comando da queijaria, disse que após a entrada para a Rota do Queijo, os produtos ficaram mais conhecidos. “Depois que ei a fazer parte da Rota do Queijo, meu produto ficou mais conhecido e, com isso, as vendas aumentaram. A gente recebe na Queijaria do Trevo grupos que vêm de ônibus, bicicleta e moto, e isso é gratificante, pois trabalhamos com o objetivo de melhorar a cada dia”, disse o empreendedor.

Seguindo a rota, o próximo ponto de parada é a Vila Veneto Queijaria e Bistrô, que apresenta uma grande variedade de queijos finos. O espaço proporciona ao visitante uma experiência gastronômica e de contato com a natureza. Segundo o produtor Roberto Cozini, a Vila Veneto produz queijos tradicionais, como o minas curado e o requeijão. Além disso, produz os queijos finos que são o veneto gourmet, morbier, veneto gourmet premim, asiago e o parmesão reserva.

Roberto Cuzini explicou que o parmesão reserva conta com 15 meses de maturação. O morbier é um queijo mais cremoso, suave e ideal para degustar com vinho. No entanto, o veneto gourmet é indicado para a gastronomia, principalmente para finalizar risotos. Para o produtor, a Rota de Queijo de João Neiva é uma alternativa que permite gerar renda, por meio do recebimento das pessoas e que conta com o atrativo do agroturismo.

“A gente tem um potencial que está sendo explorado. A Aderes e o Sebrae são duas instituições fundamentais para a profissionalização dessa rota, principalmente quando contribui com consultorias, cursos e apoios em eventos, como as feiras de comercialização, que nos permite vender produtos fora do nosso estabelecimento. Com esse apoio institucional, o projeto tem mais credibilidade e isso é fundamental para nós, empreendedores, pois contribui para o desenvolvimento local”, salientou Roberto Cuzini.

Outra queijaria que compõe a rota é a Bergantini. Com quase 28 anos de história, a família Bergantini recebe os visitantes com um bom café, acompanhado de uma deliciosa degustação de queijos produzido no local. Se, no início, a produção era de 12 quilos por semana, atualmente a de 200 quilos. O queijo mais procurado na lojinha construída pelo empreendedor Carlos Bergantini é o tipo montanhês, de massa cozida e com muito sabor, mas os saborizados e o palmitinho também fazem muito sucesso.

“Produzimos queijo há quase 28 anos e somos muito felizes por isso. É desse trabalho que tiramos nosso sustento e conseguimos chegar onde estamos hoje. Com a Rota do Queijo, a divulgação dos nossos produtos ficou muito maior, o que contribuiu para o aumento das vendas com um número maior de turistas”, destacou Carlos Bergantini, responsável pela queijaria.

NEGÓCIOS QUE AM POR GERAÇÕES

O último ponto de parada da Rota do Queijo está em Cavalinhos e atende pelo nome de Queijaria Del Caro. Se antes o negócio da família, iniciado em 1920, era uma loja de secos e molhados, atualmente, o casarão ganhou uma bela reforma, sem perder as características do antigo e se tornou a loja da fábrica. Segundo a produtora Elda Del Caro, o queijo mais procurado do estabelecimento é o cabacinha com goiabada, mas no local também se encontra o palmitinho, montanhês, parmesão, queijos banhados no vinho e defumados em geral, como a linguiça artesanal, além do pernil defumado e o bacon.

Entre os inúmeros produtos, também é possível encontrar artigos de outros produtores locais, como é o caso da goiabada, rapadura, cachaça, capeletti, massas em geral, biscoitos caseiros, mel etc. Para Elda Del Caro, a iniciativa de vender estes itens tem por objetivo divulgar e incentivar a comercialização dos chamados “produtos da terra”.

“O Nosso negócio está na quarta geração. Tudo começou com o meu bisavô Esperândio Del Caro, até chegar no meu pai Eldimir José Del Caro, que iniciou a produção dos queijos. Depois eu cheguei. Com o meu sócio Rogério Gardiman, aperfeiçoamos todo processo. A rota do queijo é fundamental para nós produtores, pois contribui para o nosso crescimento”, frisou Elda Del Caro.

EXPERIÊNCIA DE PAI PARA FILHA

A Queijos Giacomim, localizada em Santa Luzia, também é integrante da rota. Tudo começou com o empreendedor Hildo Giacomin, que há 22 anos iniciou a produção de queijo tipo mussarela e provolone. O negócio foi evoluindo e a produção aumentou ganhando o queijo tipo cabacinha. Há dois anos, Hildo Giacomin ou o empreendimento para a filha Gabriela Giacomin, que está tocando o negócio.

“A agroindústria está expandindo cada vez mais, aumentamos os tipos de queijos no nosso cardápio. Com isso, aumentamos o número de clientes. A rota do queijo tem nos proporcionado mais visibilidade. Recebemos muitos turistas e isso é gratificante para a gente que está crescendo. Por conta disso, em novembro, vamos abrir uma nova loja para atender nossos visitantes”, comemorou a empreendedora.

VALORIZANDO O EMPREENDEDOR

Para valorizar ainda mais esses empreendedores que integram a Rota do Queijo de João Neiva, a Agencia de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), vai apoiar o 1º Festival da Rota dos Queijos, que acontece entre os dias 21 e 24 de julho, no Centro Comunitário da cidade. Para o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o evento tem a finalidade de oportunizar espaços para que os empreendedores possam divulgar e vender os produtos. “O 1º Festival da Rota dos Queijos, é mais uma ação do Governo do Estado, por meio da Aderes, em conjunto com o Sebrae, que vai contribuir para retomada da economia dos pequenos negócios”, destacou Alberto Gavini.