Dinheiro
Quase 14 mil estudantes vão poder negociar dívidas com o FIES no ES
Os estudantes que estão inadimplentes poderão renegociar as suas dívidas com o Banco do Brasil ou com a Caixa
O número de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) considerados inadimplentes aumentou após a chegada da pandemia do coronavírus. No Espírito Santo, segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), 13.950 estudantes têm dívidas com o financiamento. No total, o estado tem 47.659 contratos ativos do Fies.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Com 51% dos contratos inadimplentes, o Brasil soma mais de 9 bilhões de reais em prestações não pagas. Pelo programa, o governo federal paga parte das mensalidades de estudantes em universidades privadas, com a contrapartida de eles quitarem o financiamento após a formatura.
Os estudantes que estão inadimplentes poderão renegociar as suas dívidas com o Banco do Brasil ou com a Caixa, com descontos de até 92%, a partir do dia 7 de março. O saldo remanescente vai poder ser parcelado em até dez vezes, com parcelas de até R$ 200. Em todo país, cerca de 1,3 milhão de estudantes estão aptos a participar da revisão dos contratos.
A medida, anunciada pelo Ministério da Educação, foi regulamentada por meio da Medida Provisória n. 1040/2021. Por se tratar de uma MP, ela entra em vigor imediatamente. No entanto, ela ainda será analisada pelo Congresso Nacional no prazo de até 120 dias para virar lei em definitivo.
Para solicitar a renegociação, os estudantes têm até o dia 31 de Janeiro para fazer o pedido junto ao agente financeiro. A renegociação FIES 2022 poderá acontecer no banco da contratação, dessa forma, poderá ir na Caixa FIES 2022 ou Banco do Brasil.
