Dinheiro
Petistas querem colocar Mantega para presidir a Vale
A negociação ainda precisa ser feita junta ao conselho de istração da empresa

Guido Mantega. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Um pacote da ala mais à esquerda do PT que batalha junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por mais espaço do partido em postos econômicos quer indicar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para ser diretor-presidente da Vale. A negociação ainda precisa ser feita junta ao conselho de istração da empresa. A informação foi confirmada com exclusividade pela colunista do Estadão Roseann Kennedy.
Até os ministros do governo que estão cientes das tratativas acreditam que é um desafio emplacar Guido Mantega na Vale. “O ex-ministro da Fazenda é nome rechaçado no mercado e inclusive entre setores do partido, por ser o pai da chamada “nova matriz econômica” que derrubou a economia sobretudo no governo Dilma Rousseff. No governo de transição, Mantega teve de deixar grupo de trabalho de planejamento econômico diante da forte reação negativa do mercado”, escreveu Roseann Kennedy.
Em contrapartida, o principal acionista privado da Vale, com poder de voto no conselho de istração, é o fundo de pensão Previ, pertencente ao Banco do Brasil. Essa posição pode estar sujeita à influência dos interesses políticos do presidente da República e de seu círculo próximo.
À Coluna do Estadão, a Vale destacou que o diretor-presidente da empresa é um funcionário de carreira e, antes de ser nomeado no cargo, estava no Canadá.
