fbpx

Dinheiro

Procon de Vitória dá dicas para compras na Black Friday

Órgão também monitora os preços de 10 produtos comumente vendidos nessa época do ano contra promoções falsas

Publicado

em

Procon de Vitória dá dicas sobre compra e venda de produtos na Black Friday. Foto: Max Fischer/Pexels

Procon de Vitória dá dicas sobre compra e venda de produtos na Black Friday. Foto: Max Fischer/Pexels

Durante o mês de novembro, o comércio varejista de todo o país busca aumentar suas vendas por meio das promoções do Black Friday. E para evitar que consumidores sejam enganados, o Procon de Vitória faz um alerta para as compras on-line e monitora os preços de 10 produtos comumente vendidos nesta época do ano.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A pesquisa, já em andamento, contempla itens como fritadeira sem óleo, fogão de quatro bocas (automático), ar condicionado modelo Split, o aparelho celular iPhone 12, smart TV 55”, notebooks, geladeiras, lavadora de roupas, o video-game Playstation 4 e escovas secadora de cabelos.

Segundo a gerente do Procon de Vitória, Denize Izaita, é importante que o consumidor esteja atento aos preços praticados antes do período para saber se realmente houve o desconto afirmado.

“Essa é uma época em que o mercado vende muito e diante da situação econômica, tem muitas pessoas esperando para adquirir seus produtos com valor abaixo do aplicado normalmente, mas é preciso ter cuidado, principalmente, com compras no mercado virtual”, alerta.

Entre as modalidades que mais chamam a atenção do órgão são aquelas que atingem os consumidores via Instagram e WhatsApp. “Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, o comércio nesta modalidade cresceu quase 85%”, ressaltou Denize.

Confira as dicas do Procon contra fraudes na Black Friday

Pesquisas

A primeira orientação que a gerente do Procon de Vitória dá é a pesquisa. De acordo com Denize Izaita, o Procon Vitória realizou neste ano 29 pesquisas em diversos setores como alimentação, higiene, combustível e produtos de prevenção para a covid-19 que apontam variação de preços de até 143%.

Todas as pesquisas estão disponíveis no aplicativo do Procon Vitória. “É preciso pesquisar, não só o preço, mas a validade, a qualidade, as condições, principalmente em compras on-line”, alerta Izaita.

Compras online

Ao comprar pela internet é preciso ficar atento para não cair em golpes. Os sites devem exibir endereço, telefone fixo ou filial física. Além disso, o Procon Vitória chama atenção para que o comprador observe as informações adicionais, como razão social e CNPJ, e confirme esses dados no site da Receita Federal, além do canal de atendimento ao consumidor.

Frete

Com relação ao frete, muitas empresas e até mesmo lojas já conseguem calcular o valor do frete e o consumidor deve estar atento a esse custo. Antes de fechar uma compra é necessário fazer uma simulação e se estiver comprando pelo Instagram ou WhatsApp, pedir ao vendedor que calcule o custo de envio. Muitos estabelecimentos já colocam o valor embutido no parcelamento da compra.

Desistência

O mesmo direito que o Código do Consumidor dá para compras em lojas físicas, dá também para os que compram de forma online, seja sites, Instagram ou WhatsApp. Ou seja, o consumidor tem o prazo de sete dias corridos para o arrependimento após o recebimento do produto ou de um contrato. Caso a compra seja feita pela internet, é importante ainda que o consumidor verifique se a empresa disponibiliza alguma informação sobre arrependimento e troca, salvando em formato de imagem, impressa ou não, a página referente a essas possibilidades.

Notas fiscais

A nota fiscal é um direito do consumidor e deve fazer a guarda correta desse documento, que será utilizado não apenas para troca caso haja algum problema, para o arrependimento legal e para comprovação da garantia oferecida pelo vendedor.

Golpes

Cuidado com os possíveis golpes. O consumidor deve se certificar que está falando com os vendedores das lojas. Por isso, antes de fazer a compra, é preciso verificar os dados do estabelecimento. Veja os comentários nas redes sociais, procure informações junto a órgãos fiscalizadores para saber se há alguma denúncia e observe se a loja realmente existe.

Produtos

Comprar um produto pela internet nem sempre é algo fácil. Ao oferecer um produto, a loja online ou o WhatsApp e Instagram devem apresentar o produto de várias formas, com fotos, identificação e funcionalidade de forma a satisfazer o cliente. É importante
sempre tirar todas as dúvidas junto a empresa e registrar essas respostas para evitar frustrações futuras.