fbpx

Dinheiro

PIB do Espírito Santo fecha 2022 com crescimento de 1,9%

Destaque foi para a queda da indústria capixaba de quase 19%. Dados foram divulgados pelo Instituto Jones dos Santos Neves

Publicado

em

Crescimento industrial veio a partir da celulose. Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasillo

O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo encerrou 2022 com um crescimento acumulado de +1,9%, gerando um montante de R$ 178,4 bilhões ao longo do ano. Os dados foram divulgados na manhã de hoje (08) pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O comércio varejista e a expansão dos serviços influenciaram diretamente no resultado anual. De acordo com os dados divulgados, além do crescimento de +1,9%, o Espírito Santo também registrou a mesma expansão no comparativo entre 2022 e 2021. O resultado ficou abaixo da média nacional que foi de +2,9%.

O diretor-presidente do IJSN, Pablo Lira, contou que  a economia do Espírito Santo tem uma particularidade em que, quando a economia brasileira vai bem, o ES supera o desempenho nacional. “Por outro lado, quando há uma desaceleração no cenário nacional, os efeitos são sentidos mais fortemente aqui. Vale destacar ainda a influência de fatores externos, com incertezas no cenário internacional”, explicou ele.

Em relação à agricultura, alguns resultados mostram expectativa de alta, como a produção de cacau (+1,5%) e café conilon (+6,8%), e de queda na produção de banana (-3,6%) e mandioca (-1,6%). Outros destaques foram em Serviços profissionais, istrativos e complementares, que teve alta de +10,4%, Transportes e serviços auxiliares aos transportes, com crescimento de +10,0%.

A produção industrial foi influenciado por uma queda de -18,7% na indústria extrativa e -3,5% na indústria de transformação. O crescimento no setor industrial veio a partir da fabricação de celulose, papel e produtos relacionados, com um aumento de +7,3%.

A redução de -6,2% em veículos, motocicletas e peças conjugadas, e o crescimento de 5,8% no varejo foram responsáveis pela estabilidade do comércio varejista do Espírito Santo.

Também pode ser destacado o segmento de serviços prestados às famílias, com crescimento de +20,4%. Essas atividades são as desempenhadas por pequenas e médias empresas relacionadas a alimentação, cursos de idioma, salões de beleza e academia.