Dinheiro
Mais de 230 mil moradores do ES já enviaram o Imposto de Renda
Número corresponde a 36,6% da expectativa para este ano, que é de 630 mil contribuintes a enviar no Espírito Santo

Imposto de Renda. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Pouco mais de um terço dos contribuintes do Espírito Santo já enviaram as declarações do Imposto de Renda para a Receita Federal. Até a tarde desta quinta-feira (07), a Receita tinha recebido 231.184 declarações, o que corresponde a 36,6% da expectativa para este ano, que é de 630 mil contribuintes a enviar no Espírito Santo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A média de envios é semelhante à registrada em todo o Brasil. Até agora, mais de 12,4 milhões já enviaram as declarações, 35% do esperado para o ano. A data limite foi prorrogada de 29 de abril para 31 de maio, de acordo com uma instrução normativa do Ministério da Economia publicada na última segunda-feira, 4.
Segundo o Serpro, empresa de TI do governo federal responsável pela tecnologia utilizada no IPRF 2022, as principais novidades desse ano são a ampliação do o à declaração pré-preenchida, além do pagamento e restituição por Pix.
Em nota, a Receita Federal informou que “a prorrogação visa mitigar eventuais efeitos decorrentes da pandemia da covid-19 que possam dificultar o preenchimento correto e envio das declarações, visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados”. Também foram prorrogados para a mesma data os prazos relativos à declaração de Imposto de Renda de quem saiu do país, além da declaração de espólio.
Declaração pré-preenchida
A declaração pré-preenchida, que já traz de forma automática as informações enviadas pelo contribuinte em anos anteriores, até agora só estava disponível para quem possuísse certificado digital. A novidade deste ano é que a funcionalidade também foi estendida a quem possui cadastro no portal gov.br nos níveis ouro e prata, que incluem dados biométricos dos usuários. O nível ouro é garantido, por exemplo, aos eleitores que possuem biometria registrada nos bancos de dados do TSE. Já a identidade digital prata é fornecida para aqueles que am o gov.br a partir de bancos integrados à plataforma. Também é fácil “ser promovido” ao nível ouro fazendo a coleta dos dados biométricos a partir do próprio celular. Para isso, basta baixar o aplicativo do gov.br na App Store ou Google Play e seguir as instruções.
Pix
Outra novidade deste ano é que a DARF para pagamento do imposto já possui um QR Code que permite o pagamento por Pix. Já para receber o valor da restituição do Imposto de Renda 2022 através do Pix, é necessário ter uma chave cadastrada no F do contribuinte. Ou seja, não é permitido o pagamento por chaves aleatórias, registradas por e-mail ou telefone.
