fbpx

Dinheiro

INSS: pedido de aposentadoria aumenta 60% no ES

Foram 5.665 requisições em dezembro, contra média de 3,5 mil ao mês. Avanço ocorreu após novas regras da Previdência

Publicado

em

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) registrou aumento de 60% nos pedidos de entrada para aposentadoria no estado em dezembro de 2019. Foram 5.665 benefícios requeridos e distribuídos para análise, enquanto a média nos meses anteriores ficava em 3.500 pedidos.

O aumento nas solicitações ocorreu no mês seguinte a quando começaram a valer as novas regras para aposentadoria, definidas na reforma da Previdência, promulgada em 12 de novembro pelo governo federal.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No total, 14 mil aposentadorias estão pendentes e em análise no Espírito Santo, segundo o INSS. Os pedidos que aguardam há mais tempo são de novembro de 2018.

O atraso nas análises ocorre em todo o país, em decorrência do número reduzido de funcionários do órgão, já que muitos servidores se aposentaram e não foram substituídos desde o ano ado. Matéria publicada pelo Metro Jornal em janeiro de 2019 mostrou que até o final daquele ano, pelo menos 250 servidores estariam aptos a se aposentar.

Apesar do órgão estadual não ter dado estimativa, o presidente no INSS, Renato Vieira, falou nesta semana que pretende zerar a fila em seis meses.

O governo federal anunciou a contratação de 7 mil militares da reserva para acelerar as análises. O decreto com detalhes da medida está previsto para abril.

Servidores

Com a concessão do aeroporto de Vitória, finalizada no início do ano, o INSS recebeu 20 servidores da Infraero. Segundo o instituto, eles foram distribuídos, inclusive, para o atendimento. “Mas eles ainda não estão aptos para análise de processos, o que demanda treinamento, já que a legislação é complexa e com as novas regras da reforma os sistemas estão em fase de ajustes”.