Dinheiro
Governo do ES inicia processo para implantação da Loteria Capixaba
O recurso financeiro arrecadado com a Loteria Capixaba será aplicado em programas que fazem parte da gestão na promoção da cultura, esportes, lazer e turismo

Foto: Divulgação/ Loterias Caixa
O governo do Espírito Santo iniciou processo para implantação da Loteria Capixaba. O primeiro o foi a publicação do edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a obtenção de estudos, que visam à implantação da Loteria Capixaba, por meios físico e digital pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), por meio do Programa de Concessões e Parcerias do Estado do Espírito Santo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo informações do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (27), o projeto destina-se a estruturação de concessão de serviço público de implantação e operação de loterias e jogos estaduais, no âmbito do Estado do Espírito Santo, do modelo de governança aos sistemas e tipos de jogos, consoante os elementos constantes deste edital, respectivos anexos, apêndices e legislação vigente.
A intenção do governo é aplicar todo o recurso financeiro arrecadado com a Loteria Capixaba em programas que fazem parte da gestão na promoção da cultura, esportes, lazer e turismo, de acordo com percentuais fixados na legislação.
O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, explicou que o programa de concessões e parcerias propõe iniciativas que visam à melhoria da oferta dos serviços públicos. “O governador do Estado, Renato Casagrande, tem trabalhado constantemente para garantir que a população capixaba tenha o a serviços de qualidade. A concessão da Loteca, por exemplo, vai contemplar o fornecimento de soluções inovadoras, como softwares de gestão de jogos, serviços e gerenciamento completo do ambiente tecnológico necessário às operações das modalidades das loterias concedidas”, disse Hoffmann.
“Com o PMI, o Governo do Estado reduz custos de elaboração da modelagem final do projeto, mediante a colaboração espontânea dos diversos setores econômicos envolvidos, resultando em importante intercâmbio de ideias, além de captar a expertise do setor privado com relação às melhores soluções para o projeto”, destacou o secretário. Os estudos que serão realizados vão ter como meta subsidiar o Estado na consolidação de adequada modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica.
Podem participar do PMI, pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, individualmente ou em consórcio, que apresentem proposta de realização de estudos técnicos, nos termos do Edital de Chamamento Público e da legislação em vigor. O prazo final para a apresentação de manifestação de interesse será de 20 dias corridos, após a publicação do PMI, no Diário Oficial do Estado.
Toda a documentação dos interessados deve ser encaminhada para a Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio de protocolo eletrônico via e-Docs (e-docs.es.gov.br), dirigida ao Órgão Sefaz/ES, marcando a opção “Grupo e Comissões” > “Comissões e contratos” > “CT – Loteria Capixaba (Loteca) – Sefaz, ou protocolado sob mesmo sistema junto à sede da Secretaria, localizada na Avenida João Batista Parra, nº 600, Enseada do Suá, em Vitória, Espírito Santo, indicando o setor acima como destino.
