Dinheiro
Dicas para não cair no golpe do empréstimo com depósito antecipado
A princípio, o golpista faz uma propaganda abusiva de crédito com juros baixos, agilidade na aprovação ou contando com uma condição especial

Dinheiro. Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Você solicitou um empréstimo e estão pedindo depósito antecipado em conta para liberar o crédito? As taxas de juros são baixíssimas? Não há nenhuma burocracia para a concessão do crédito? Cuidado, muito cuidado. Pode se tratar de mais um golpe que vem sendo aplicado.
A princípio, o golpista faz uma propaganda abusiva de crédito com juros baixos, agilidade na aprovação ou contando com uma condição especial, permitindo a inclusão de negativados – que, na realidade, podem ter o a empréstimos legalmente.
Geralmente, a divulgação desta oferta acontece fora dos canais oficiais, como redes sociais ou e-mails. Ainda assim, o estelionatário se a por um representante de um banco ou alguma instituição financeira.
Neste momento, existe o processo de convencimento e persuasão com o cliente. O fato de haver a necessidade e desespero de se conseguir o dinheiro o quanto antes, beneficia o golpista. Ele vai transmitir certa confiança ao pedir documentos e dados cadastrais, além de usar formulários com logos ou, até mesmo, nomes de empresas sérias.
No entanto, o Procon de Vila Velha alerta que pode chegar uma mensagem como: envie determinada quantia para o empréstimo ser aprovado. Mas isso não será tão claro assim. Costuma-se utilizar outros nomes, como taxa de conveniência ou depósito de liberação. Aqui, até o pagamento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pode servir de justificativa para o pedido do dinheiro.
O superintendente do Procon de Vila Velha, George Alves, alerta que nenhuma instituição financeira solicita quantia para realizar a liberação do empréstimo: “As pessoas am os dados e os criminosos solicitam o depósito de uma quantia como garantia do negócio. Vale ressaltar que nenhuma instituição financeira pode cobrar qualquer tipo de valor antes de prestar um serviço para o seu cliente. Ou seja, qualquer tipo de cobrança de taxa ou juro deveria ocorrer após a liberação do valor”.
DICAS
1 – Desconfie quando exigirem o pagamento de valor antecipado para liberar um empréstimo. O depósito antecipado para obtenção de empréstimo é considerado ilegal pelo Banco Central do Brasil.
2 – Antes de contrair o empréstimo, peça a comprovação do vínculo existente entre o vendedor do empréstimo e a instituição financeira que ele diz que está representando.
3 – Para pessoas idosas é recomendável evitar contrair empréstimos sozinhas, podendo chamar pessoas de sua confiança para acompanhar.
4 – Acompanhe mensalmente o seu contracheque e preste atenção se estão descontando outros contratos além daquele que você assinou, bem como se o valor da prestação está correto.
