fbpx

Dinheiro

Conta de luz vai ter redução de até 20% em abril

A volta da bandeira verde será possível pois o reservatório da usina de Furnas terminou o mês de março acima de 80% do volume útil e não será preciso acionar as termelétricas

Publicado

em

Bandeira de escassez hídrica deve ir até abril, diz ministro. Foto: Marcelle Secchin

Bandeira de escassez hídrica deve ir até abril, diz ministro. Foto: Marcelle Secchin

A partir do dia 16 de abril, a a vigorar a bandeira verde para o consumo de energia no país. Com a medida, a expectativa é que a conta de luz e a ter redução de cerca de 20% no valor. O anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro em publicação em rede social no início da noite desta quarta-feira (6).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo o presidente, a volta da bandeira verde será possível pois o reservatório da usina de Furnas terminou o mês de março acima de 80% do volume útil. Assim, não será mais necessário o acionamento de geração termelétrica adicional no sistema.

“Com a redução da geração termelétrica mais cara e o aumento da produção das hidrelétricas e das demais fontes renováveis, os custos serão menores durante o próximo período seco, que vai de maio a novembro, o que se traduzirá em menores tarifas para os consumidores”, informou o presidente.

Ainda segundo a publicação, em 2021 o Brasil enfrentou a pior seca dos últimos 91 anos. Para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica, o governo informou que teve que tomar medidas excepcionais.