fbpx

Dinheiro

Black Friday: saiba como economizar e garantir bons preços

O dia de ofertas é na próxima sexta e o alerta é pesquisar e se planejar para aproveitar as promoções

Publicado

em

A Black Friday ainda gera desconfiança No Brasil. Foto: @gpointstudio/Freepik

A Black Friday chegou e a expectativa do comércio é alta. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) já estima vendas de mais de R$ 4 bilhões somente nesta sexta-feira (25). Apreciada nos Estados Unidos, onde os preços são atrativos e os descontos satisfatórios, no Brasil a data ainda gera desconfiança. Algumas pessoas não acreditam muito nos descontos aplicados, chamando-a de “Black Fraude”.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Mas por que a data ainda causa essa estranheza e o movimento ainda é meio tímido por aqui? Segundo especialistas, se trata da vontade dos comerciantes. Isso acontece porque eles trabalham com uma margem de lucro bem baixa.

A contadora e vice-presidente istrativa do Sescon-ES, Tamara Daiello, acredita que a Black Friday no Brasil acontece de forma desconfiada há mais ou menos 10 anos. “Ao contrário dos EUA que já praticam há bastante tempo e, de fato, não deixam dúvidas em seus descontos, o Brasil ainda ‘engatinha’ na questão tributária. As margens de lucro do setor varejista, em grande parte é pequena. Isso deve-se a nossa alta carga tributária. Enquanto isso, prestar atenção às informações e aos preços já praticados em meses anteriores é uma saída. Também é preciso apostar em informação e planejamento”, disse.

Eletrônicos 

De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os produtos mais buscados pelos brasileiros na Black Friday são os produtos eletrônicos, que são os mais impactados pelos impostos governamentais, tanto estaduais quanto federais.

Segundo Mônica Porto, contadora, empresária contábil, vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-ES), a maioria dos produtos eletrônicos são importados, o que gera a alta tributação. “Os produtos importados, como videogames, celulares, dentre outros, am por uma tributação no ato da nacionalização, quando chegam ao país. Além disso, tanto esses produtos quanto outros nacionais sofrem alguns impostos seletivos”, disse ela.

Uma das saídas encontrada pelos especialistas é pesquisar antes de comprar. Segundo Mônica, os valores dos produtos variam de empresa para empresa. “As compras pela internet também saem mais em conta por uma série de questões. Assim, os impostos são bem reduzidos”, afirma ela.

Empresas apostam na data 

Promoções, cashback, frete grátis, descontos. As empresas têm apostado em várias formas para atrair os clientes na data. A gerente da BlueMan Vitória, Bianca Riva, informa que a loja de moda praia investe em descontos progressivos para facilitar as compras.Ana Paula Leite, a frente do Be SPA Urbano, informou que o espaço lançou uma mega promoção nas mídias sociais para atrair as clientes que desejam cuidar do visual e não deixar a data “ar em branco”. As promoções vão desde luzes a transformações que contém o protocolo principal com tratamento (hidratação), e muito mais.

Já no Masterplace Mall, a Black Friday oferece descontos em produtos variados: vai de perfume a celular, ando por chocolate, roupas e calçados. Nas lojas do shopping da Reta da Penha, o cliente vai economizar até 60%. Tem até peças de roupa para a criançada saindo a R$ 9,90.