Dinheiro
Bandidos usam spray de pimenta, beijo e abraço para golpes na folia
Confira formas de se proteger contra os golpes e furtos na hora de curtir o carnaval

Blocos de rua. Foto: Fernando Maia/Riotur
Ah o Carnaval… época de festas, diversão, calor, multidões, amores de verão e, claro, dores de cabeça. Isso porque além de toda a alegria, há as pequenas armadilhas, entre elas, os famosos furtos e golpes aplicados durante esse época.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Atualizados a cada ano, é preciso ficar atento na hora de curtir a folia. Por exemplo, no Rio de Janeiro, durante o pré-carnaval, novas modalidades de golpes estão sendo relatadas nas redes sociais e umas delas inclui spray de pimenta. Criminosos estão lançando gás de pimenta no meio de multidões para desnortear o público e realizar furtos e roubos.
Aconteceu no bloco que eu tava agora, no centro do Rio. Lançam spray de pimenta, geral se desespera e adeus celular. TEJEM espertos. Uma mão no nariz e outra na doleira 👀 ⚠️ pic.twitter.com/J1FT0AJwqQ
— Cecília Olliveira (@Cecillia) February 12, 2023
No momento da ação, vítimas e testemunhas ficam distraídas e preocupadas em se proteger – tampar a boca e o nariz para evitar inalar o produto – e com isso deixam seus pertences desprotegidos.
> Confira o roteiro de blocos de rua que vão desfilar pela Grande Vitória
Ainda não há ocorrências sobre tal delito na Grande Vitória, porém toda atenção é necessária nesse período. E pensando na segurança e tranquilidade dos foliões em terras capixabas, o Governo do Estado divulgou como será a atuação dos agentes de segurança. Ao todo, serão quase 13 mil agentes de segurança, entre policiais militares, civis, bombeiros e guarda-vidas. O patrulhamento das equipes será feito a pé, motorizado e, em caso de necessidade, um helicóptero também poderá ser acionado.
> Após dois anos sem desfilar, Regional da Nair quer atrair 80 mil foliões em Vitória
Apesar de todo o reforço na segurança pública, o cuidado de quem irá aproveitar as festas de Carnaval em lugares públicos é fundamental. Importante se manter em alerta durante as selfies com os celulares, muita atenção nas transações com cartões de crédito e ao solicitar transportes por aplicativos, fazer perto das equipes de policiais.
Spray de pimenta
O spray de pimenta ao ser lançado causa efeitos imediatos de ardência nos olhos e irritação nas vias respiratórias, por isso a primeira ação de quem está por perto é proteger o rosto. Com toda a vulnerabilidade do momento, os criminosos se aproveitam para cometer os delitos.
Abraços e afetos de estranhos
Durante o Carnaval as pessoas se sentem mais confortáveis em distribuir afeto, porém é necessário muita atenção até mesmo nesses momentos. Criminosos se aproveitam desse momento de alegria para fazer vítimas. Enquanto eles abraçam as pessoas as distraindo, um comparsa se aproveita para roubar os pertences da vítima.
Golpe do beijo
Beijos despretensiosos nos blocos são típicos durante a festa, mas até isso pode se transformar em uma grande dor de cabeça. Durante o ato cheio de afeto, o beijoqueiro em questão pode se aproveitar da situação e realizar o furto durante o ato. Ou o golpista pode ver o momento de paixão entre duas pessoas e tirar vantagem do momento furtando as pessoas.
Atenção às pochetes
O ório caiu no gosto dos foliões, sendo integrada nas diversas fantasias, porém o uso da peça requer atenção. Uma das práticas realizadas por criminosos é ar em grupos – de três ou mais – estrategicamente perto de quem está usando o item, dessa forma, um dos comparsas puxa o zíper e o outro furta os objetos dentro da bolsa, como celular, dinheiro e documentos.
Cartão por aproximação
Cada vez mais comuns, os cartões com a possibilidade de aproximação exigem cuidado redobrado. Criminosos tentam colocar um valor na maquininha e realizam uma transferência, ao se aproximar de grupo de pessoas com o aparelho.
Cuidado com o Pix
Se for realizar pagamentos com o Pix, confira sempre o valor e se está correto o destinatário. E claro, cuidado redobrado ao utilizar o celular e logar no aplicativo do banco. Use o aparelho de forma rápida e saia do app da instituição financeira. Bloquei o smartphone e guarde-o em local seguro.
Dicas!
Existem formas de se proteger, por exemplo, se você for usar pochete, é importante travar o zíper. Isso pode ser feito com um elástico, ligado ao gancho na lateral. Outra forma de proteção é usar o ório de invertido, com o zíper virado para o corpo.
Ainda que o Carnaval seja um momento de muitos abraços e trocas de afeto, ao ser abraçado por um desconhecido, o recomendado é se desvencilhar e ter muito cuidado com os pertences. E claro, evitar ao máximo usar o celular em meio às multidões e se manter próximo ao seu grupo de amigos.
Para os cartões, a dica é: antes de sair de casa, bloqueie temporariamente o pagamento por aproximação ou coloque a obrigatoriedade de senha para esse tipo. E sempre confira o valor digitado nas máquinas de cartão e se o vendedor alegar erro, cheque se não chegou algum SMS ou notificação do banco. Ah, e cautela ao usar o Pix, checar o valor e após realizar o no aplicativo do banco, fazer o imediatamente.
E se viu algo de errado, comunique ao seu banco e registre um boletim de ocorrência.
