Dinheiro
Bancos voltam a atender em horário de antes da pandemia
Alguns bancos já estão voltando ao horário usual, das 10h às 16h

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Com o avanço da vacinação contra a covid-19, muitas atividades estão voltando ao funcionamento normal, inclusive as agências bancárias. Durante grande parte da pandemia, as agências limitavam o horário do o ao público e funcionavam das 8h às 14h, mas alguns bancos já estão voltando ao horário usual, das 10h às 16h para atendimento aos clientes.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A Febraban informou que cada banco associado irá adotar política própria de abertura e horário de funcionamento de suas agências, de acordo com suas características e estratégias internas. Pelo fato de o perfil da demanda de cada instituição financeira ser diferenciado, não haverá um processo padronizado para retorno ao horário anterior à pandemia.
A Caixa, por exemplo, voltou, nesta terça-feira (23), a atender no horário que era praticado antes da pandemia. Segundo a instituição, os horários regulares de abertura e fechamento das unidades variam de acordo com as especificidades de cada região e serão praticados desde que a legislação municipal não determine padrão diferente do estabelecido anteriormente.
Desde o início de outubro, todas as agências do Santander voltaram a atender no horário normal – das 10h às 16h.
Já o Bradesco informou que as agências ainda estão com atendimento reduzido, das 10h às 14h e esse horário permanecerá enquanto durar a pandemia. Outro que mantém o horário de pandemia é o Itaú Unibanco, que informou que vai manter os protocolos de segurança sanitária adotados na rede de agências desde o início da crise da covid-19. Entre esses protocolos, está um horário de funcionamento especial: os aposentados e pensionistas têm o às agências uma hora antes do público geral e podem realizar suas transações bancárias das 9h às 10h. Para os demais clientes, as operações são realizadas das 10h às 14h.
As agências do Banco do Brasil também mantêm o horário da pandemia, alternando atendimento ao público entre 9h e 10h até as 14h. Nas unidades em que o atendimento começa às 9h, ele é dedicado exclusivamente para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e pagamento de benefícios do INSS até as 10h, quando tem início o atendimento ao público geral.
Atendimento virtual
No período de isolamento social, a utilização dos meios digitais, como mobile banking e internet banking teve grande expansão, consolidando essas plataformas como majoritárias na preferência dos consumidores brasileiros, segundo a Febraban.
Ao longo dos últimos anos os bancos aumentaram os seus investimentos em tecnologia como forma de acompanhar a aceleração da digitalização de seus serviços e de seu modo de trabalhar, com mais facilidade, conveniência e segurança aos consumidores. Apenas entre 2019 e 2020, os investimentos aram de R$ 23,9 bilhões para R$ 25,7 bilhões, de acordo com dados da Pesquisa de Tecnologia Bancária 2021 FEBRABAN/ Deloitte.
Entre 2016 e 2020, os meios digitais aram de 52% do total para 62% em 2019 e 67% em 2020. No celular o volume ou de 43% para 51% entre 2019 e 2002. A participação das transações em agências bancárias vem caindo nos últimos anos, de 9% em 2016 para 3% em 2020.
