fbpx

Dinheiro

Bancos reduzem juros e prorrogam pagamento por até 180 dias

Medidas são para amenizar impactos da quarentena pelo coronavírus. Facilidades são para pessoas físicas e micro e pequenas empresas

Publicado

em

Diante da pandemia do coronavírus e de muitas atividades comerciais paralisadas para realização da quarentena, bancos estão oferecendo facilidades para o cliente que tiver a renda afetada no período poder prorrogar o pagamento de parcelas. Na maioria dos bancos, o vencimento do boleto do financiamento de carro ou do imóvel ou de outras dívidas pode ser pago em até 60 dias, conforme permissão do Banco Central. Nesses casos, os bancos têm ado as duas parcelas para o final do pagamento da dívida.

O reparcelamento de dívidas em até 180 dias é uma facilidade oferecida pelo Banestes aos clientes. O banco informou que a oferta é válida para financiamentos imobiliários e de veículos de pessoa física. E também para capital de giro, crédito de investimento, microcrédito e financiamento de bens, no caso de pessoas jurídicas. A prorrogação do pagamento é válida para clientes que estejam com seus contratos em dia. O banco alerta que a condição não é válida para o Crédito Consignado.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Dinheiro. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Dinheiro. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Santander lançou medidas para atender aos empreendedores. Segundo a instituição financeira, as empresas clientes do banco contam com três meses de carência para pagamento da primeira parcela ao contratar linhas de capital de giro, basta receber em sua conta do Santander dinheiro das vendas de qualquer maquininha de cartão. Já os clientes MEIs (Micro Empreendedores Individuais) podem ser isentados do pagamento da cobrança da tarifa de pacote de serviços e realizar TEDs e DOCs gratuitamente por até dois meses, utilizando esse valor como crédito para o pagamento de contas de concessionárias (energia, água, telefonia etc) em débito automático e DDA. O período de contratações vai até 30 de abril.

Já a Caixa está reduzindo taxa de juros para crédito de pessoas físicas, além de possibilitar a postergação do pagamento de dívidas, inclusive habitacionais, em 60 dias, o banco reduziu as taxas de juros de linhas de crédito consignado, com valor a partir de 0,99% ao mês. O penhor está em 1,99% ao mês e CDC a partir de 2,17% ao mês. O banco também está disponibilizando de forma gratuita o cartão virtual de débito Caixa aos correntistas, para compras online.

Para as micro e pequenas empresas, a Caixa está reduzindo em até 45% os juros nas linhas de capital de giro, com taxas a partir de 0,57% ao mês, com carência de até 60 dias nas operações parceladas de capital de giro e renegociação. Também há opção de linhas de crédito especiais, com até seis meses de carência, para empresas de comércio e serviços, mais afetadas pelo momento atual.

As micro e pequenas empresas também vão ter apoio do Banco do Brasil. O banco está liberando operações de crédito para garantir a liquidez financeira desses negócios nesse período de pandemia do coronavírus. Os clientes poderão prorrogar as próximas duas parcelas a vencer, que serão migradas para o final do cronograma de pagamento de suas dívidas. A incidência dos juros será diluída ao longo de todo o cronograma de pagamentos.

O Bradesco e o Itaú destacaram a possibilidade de postergar em 60 dias o pagamento de parcelamentos feitos com o banco, mantendo a mesma taxa de juros. Podem solicitar quem estiver em dia com o banco.