Dinheiro
As áreas onde mais se buscam profissionais no mercado de trabalho
Algumas áreas principalmente relacionadas à tecnologia despontaram e até hoje continuam precisando de profissionais para manter o crescimento

Áreas de tecnologia continuam em busca de profissionais. Foto: Pixabay
A pandemia levou vários setores e carreiras a enfrentarem crise, o que culminou no aumento do desemprego nos últimos dois anos. Mas mesmo nessa situação, algumas áreas principalmente relacionadas à tecnologia despontaram e até hoje continuam precisando de profissionais para manter o crescimento.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Você sabe quais são as áreas profissionais que estão em alta ultimamente no Espírito Santo? Se você está planejando entrar no mercado de trabalho ou mudar os rumos da sua carreira, a diretora executiva da Associação Brasileira de Recursos Humanos regional Espírito Santo (ABRH-ES), Alessandra Zanotti, detalha algumas profissões que estão em alta no mercado.
“É uma questão geral e a gente vem acompanhando dados do Brasil e também do Espírito Santo e percebemos que há grande procura por alguns profissionais específicos”, detalha.
Dos 25 cargos mais procurados hoje segundo pesquisa do LinkedIn, 15 são da área de tecnologia, detalha Alessandra. Algumas funções estão crescendo nos últimos cinco anos e continuam em ascensão.
São cargos como engenheiro de dados, especialista em cibersegurança e também recrutadores voltado para a área de tecnologia. Outro setor que também recruta é o da saúde, que busca por profissionais também da área de tecnologia e também de gestão e negócios.
“No mercado de tecnologia no Brasil é grande. Somos o 10º maior mercado do mundo e na América Latina o Brasil é líder com 40% do mercado, segundo Associação Brasileira de Empresa de Software”, detalha.
Para quem quer buscar vagas nessas áreas o ideal é ter curso superior, mas não necessariamente na área de tecnologia. “O curso não é exigência na área de tecnologia. As empresas também estão buscando profissionais de formações variadas, como área de negócios e outros.
Alessandra lembra que outro ponto fundamental é saber outro idioma, principalmente o inglês, chegando a ser até mais relevante que pós-graduação. O idioma padrão na área de programação, por exemplo, é o inglês, o que pode ajudar a conquistar boas vagas no mercado.
Sobre a área de saúde, ela detalha que está cada vez mais ligada à tecnologia com a telemedicina e exames mais sofisticados. “Começamos a perceber a busca por profissionais de liderança nas áreas de saúde para profissionalizar ainda mais os estabelecimentos. Por isso, busca-se muitos profissionais voltados para operação e cargos de liderança como gestores hospitalares e diretores. Para esses cargos querem profissionais com visão de negócios e graduação em business”, frisa.
