Dinheiro
Ar na tubulação pode aumentar o valor da conta de água?
O questionamento sempre surge quando acontece algum tipo de interrupção no fornecimento de água

Alteração no valor da conta de água não a de uma lenda urbana. Foto: Freepik
É comum quando ocorre uma interrupção no fornecimento de água em alguns bairros alguém trazer de volta um questionamento: quando a água está voltando, o ar acaba sendo empurrado, e isso afeta o hidrômetro e aumenta a conta?
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com Munir Abud, presidente da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), isso não a de uma lenda urbana. “É a força da água que movimenta o hidrômetro. É a força da água que movimenta o condão e faz o hidrômetro girar”, explica.
O presidente da Cesan ressalta ainda que as paralisações são feitas apenas por necessidade, principalmente em relação à limpeza da tubulação. “Por exemplo a limpeza do filtro doméstico que você tem. Você tem que fazer periodicamente a limpeza”, lembra.
Barragem dos Imigrantes
A Barragem dos Imigrantes é um projeto de grande importância para a segurança hídrica da Grande Vitória. A barragem, localizada próxima ao rio Jucu, já está em fase de execução com a remoção da fauna e a mobilização de máquinas para a supressão vegetal na área.
Segundo Munir Abud, a barragem “funciona como uma grande caixa d’água da Grande Vitória”, capaz de garantir o abastecimento da região metropolitana mesmo em períodos de escassez hídrica que podem durar até quatro meses sem chuva. Esta obra, que ele descreve como a “maior e mais desafiadora” da história da Cesan, visa evitar crises hídricas como a que ocorreu em 2014 e 2015, afetando cerca de um milhão de pessoas na região.
Além da Barragem dos Imigrantes, a Cesan está investindo em outras obras para melhorar o abastecimento em todo o Espírito Santo. Um programa de quase R$ 200 milhões em pequenos reservatórios será implementado em várias regiões do estado. Este investimento busca não apenas atender à Grande Vitória, mas também a áreas rurais, proporcionando segurança hídrica a uma população mais ampla.
Ouça a entrevista completa
