Dinheiro
Após vídeo de desabafo devido à fiscalização, comerciante se reúne com prefeito de Vitória
O proprietário do Ted’s Chippy, Walmir Balestrero, alega ter sido alvo de perseguição de equipe de fiscalização municipal
Após vídeo de desabafo durante ação de equipe de fiscalização viralizar nas redes sociais, o comerciante Walmir Balestrero, 57 anos, se reuniu com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, nesta terça-feira (6). Em reunião, o prefeito garantiu estar ao lado dos empreendedores capixabas, principalmente neste momento de pandemia.
Cansado de ser alvo da fiscalização e ser notificado de forma injusta, na última quarta-feira (31), o proprietário do Ted’s Chippy, em Tabuazeiro, Walmir Balestrero, gravou um vídeo com um desabafo durante a ação da equipe de fiscalização composta por policiais militares e civis, Procon estadual e municipal, vigilância sanitária e Guarda Municipal.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Com a quarentena decretada pelo governo do Espírito Santo, atividades do comércio que não são consideradas essenciais devem manter as portas fechadas e trabalhar apenas com delivery. Porém, o comerciante comenta que as portas que estavam abertas eram para a ventilação do estabelecimento para melhorar as condições de trabalho dos funcionários.
“Das seis portas que temos, apenas duas ficam abertas para ventilar o estabelecimento para os funcionários e para fazermos a entrega dos pedidos para os motoboys. Fizemos uma barreira e colocamos placas informando que nosso atendimento é somente via delivery. Mesmo assim, fomos notificados duas vezes pela fiscalização. Na terceira, não aguentei”, disse o comerciante.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
O comerciante contou que na primeira ação de fiscalização, quem estava à frente do estabelecimento eram os filhos. A ordem da equipe foi de fechar as portas, que foi acatada no momento. Nos dias seguintes, Balestrero conta que continuou com as portas abertas somente para ventilação.
Alvo pela segunda vez da mesma equipe de fiscalização, o comerciante contou que mesmo explicando o motivo de manter parte das portas abertas e de mostrar que todos os outros protocolos estavam sendo seguidos, a equipe notificou o estabelecimento.
“Quando ava a equipe de fiscalização composta por agentes do Estado, eles até elogiavam meu trabalho. Quando vinha com a equipe municipal, eu era notificado. Se tornou uma perseguição por eu não ter acatado a ordem. Porém, eu não estava descumprimento os outros protocolos. Na terceira vez que eles vieram, fizemos o vídeo e eu enviei no grupo de donos de bares e restaurantes. Para nossa surpresa, viralizou”, disse o comerciante.
Para surpresa de Balestrero, o vídeo foi visualizado pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que entrou em contato com o comerciante no sábado (3) e frisou que a ação da equipe de fiscalização não corresponde com os ideais da sua istração. Na segunda-feira (5), o prefeito convidou o empreendedor para uma conversa em seu gabinete nesta terça-feira.
Durante o diálogo, o comerciante disse que recebeu apoio do prefeito e do secretário Municipal de Desenvolvimento da Cidade, Marcelo de Oliveira, que reforçaram que a recomendação é que os fiscais usem do bom senso no momento da fiscalização.
Ver essa foto no Instagram
