Dinheiro
Após desconto em carro, Lula quer incentivo à compra de eletrodomésticos
Presidente fez declaração durante um discurso proferido em uma cerimônia de condecoração de cientistas e pesquisadores

Geraldo Alckmin e Lula durante reunião de relançamento do CNDI. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Durante uma cerimônia de premiação de cientistas e pesquisadores no Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), a retomada de um programa de estímulo à compra de eletrodomésticos, como geladeiras, máquinas de lavar e televisões.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Lula mencionou o programa anterior que oferecia descontos na compra de carros zero quilômetro, o qual foi encerrado na semana ada após a venda de aproximadamente 125 mil veículos. Durante seu segundo mandato como presidente, em 2009, Lula lançou um programa que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para itens da linha branca.
“Até falei para o Alckmin: ‘Que tal a gente fazer uma aberturazinha para a linha branca outra vez?’. Facilitar a compra de geladeira, de televisão, de máquina de lavar roupa. As pessoas, de quando em quando, precisam trocar os seus utensílios domésticos. Quando a geladeira velha tá batendo, não tá gelando a cerveja bem, e tá gastando muita energia, você tem que trocar. E, se está caro, vamos baratear, tentar encontrar um jeito”, afirmou Lula.
Em seguida, o presidente solicitou à ministra do Planejamento, Simone Tebet, que fosse flexível para que o governo pudesse “facilitar a vida do povo que deseja adquirir” esses produtos. Lula enfatizou a importância do consumo responsável, destacando que é fundamental não gastar além das possibilidades financeiras.
Ele também revelou que nos próximos dias o governo pretende lançar oficialmente o programa “Desenrola”, que visa a renegociação de dívidas de pessoas físicas, com o objetivo de estimular o consumo no país.
