Dinheiro
Anatel bloqueia 80% das transmissões clandestinas da TV Box
Estimativa é de que o Brasil tenha 7 milhões de aparelhos utilizados ilegalmente. Utilização de aparelhos é crime no país

TV Box é ilegal no Brasil. Foto: Reprodução/TecMundo
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) bloqueou cerca de 80% dos aparelhos de TV box ilegais que transmitem clandestinamente o sinal de operadoras de TV a cabo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A estimativa é de que o Brasil tenha 7 milhões de aparelhos utilizados ilegalmente. A operação, que aconteceu na noite da última quarta-feira (25), tirou do ar 150 servidores que transmitiam jogos de futebol.
Desde o começo do ano, mais de 3 mil servidores de TV Box piratas foram bloqueados. Segundo a Anatel, o bloqueio desses aparelhos é difícil por conta da constante atualização que são feitas nos sistemas para despistar a fiscalização.
Laboratório antipirataria
No mês de setembro, a Anatel inaugurou um laboratório específico antipirataria. A ferramenta é importante no combate de transmissões irregulares em que os técnicos conseguem mapear e bloquear sinais de aparelhos clandestinos.
O sistema pode analisar 100 servidores ao mesmo tempo, transmitidos em 12 telões em que os técnicos conseguem quebrar os códigos do sinal para interromper o funcionamento do servidor.
A utilização desses aparelhos é considerado crime no país por não ter a autorização da Anatel. Um dos perigos da TV Box é um possível roubo de dados que os aparelhos podem ar. Em alguns casos, os servidores conseguem receber as informações via sinal do wi-fi que estiver conectado no aparelho.
