Dinheiro
Alta no preço da carne de frango já supera a bovina em 1 ano em Vitória
Desde julho de 2020, frango subiu 56%, enquanto a carne de boi teve alta de 33% no mesmo período
Em um ano, a alta no preço da carne de frango superou o aumento no preço da carne bovina em Vitória. De julho de 2020 para julho de 2020, o frango subiu 56% e a carne de boi 33%. Foi o que apontou uma pesquisa realizada pelo Procon de Vitória, que comparou os menores preços coletados de cada produto em julho de 2020 e julho de 2021.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O maior aumento no período foi no óleo de soja, que subiu 86%. Já o arroz, outro item considerado de primeira necessidade, subiu 21%. A alta da carne também impulsionou a subida do preço dos ovos, que aram a custar 26% a mais em um ano. O café também subiu, 34% de um ano para outro.
Para o coordenador de Estudos Econômicos do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Antonio Ricardo Freislebem da Rocha, como o valor da carne bovina está muito alto devido à exportação para suprir a demanda de países como a China, o frango acaba sendo um substituto para o consumidor.
E com a maior demanda pelo frango, e oferta que não se altera, o preço acaba subindo, explica. O coordenador também lembra que os auxílios dados pelos governos durante o período da pandemia ajudaram uma maior parcela da população em ar o produto. O ovo, outro substituto, também teve aumento no valor pelos mesmos motivos.
“Vai demorar um pouco para os preços voltarem a normalidade. Com o inverno, crise hídrica e escassez das chuvas, a carne de boi vai tentar a ficar mais cara ao longo do ano”, explica.
Outro fator que deve manter a alta nos preços são as rações, feita de milho e soja, produtos que também estão com alta no preço. “Até maio o Brasil já exportou 60% da soja que estava prevista para 2021. A preferência é para exportar e isso deve levar a um aumento de preço aqui também”, detalha.
