Dinheiro
35 mil pacotes de café apreendidos com irregularidades no ES
Entre os problemas encontrados era umidade acima do limite de 5%, o que provoca aumento no volume do pó

Operação apreende pacotes de café com irregularidades. Foto: Divulgação/Polícia Civil
Uma operação da Polícia Civil apreendeu, nesta quinta-feira (10), 35 mil pacotes de café com irregularidades em supermercados na Grande Vitória. As apreensões de pacotes de três marcas de café, sendo duas capixabas, ocorreram em 10 supermercados nas cidades de Vila Velha, Cariacica e Guarapari. Entre os problemas encontrados era umidade acima do limite de 5%, o que provoca aumento no volume do pó e também foi constatada a presença de cascas e pau misturados ao pó de café. A operação foi feita a partir de denúncias recebidas pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo informações da deputada Janete de Sá, presidente da Comissão de Agricultura, as marcas retiradas das prateleiras foram Café Pedigo, Café Cachoeirinha e Café Pelé. No Café Pelé foram encontradas irregularidades em seis lotes. O problema do produto é umidade, o permitido no café torrado e moído é 5% e nos lotes apreendidos esse percentual ultraa esse montante. Esses produtos irregulares induzem o consumidor a erro por misturar alta quantidade de cascas e paus; por estarem fora de padrões mínimos de qualidade, com alto teor de umidade, o que diminui a qualidade do produto; ou, ainda, por ausência de regras básicas de rotulagem, como indicação de lote, conforme laudos expedidos pelo Laboratório Central (Lacen).
O material apreendido ficou em um depósito dos supermercados fiscalizados. As empresas produtoras serão investigadas por crime contra relação de consumo. O consumidor que comprou algum desses produtos deve procurar o estabelecimento comercial para troca ou ressarcimento.
De acordo com o delegado Eduardo amani, a delegacia recebe denúncias readas pela Comissão de Agricultura e partir daí são feitas análises para identificar se há irregularidades. Os lotes de café são enviados para serem analisados pelo Lacen e com base no laudo oficial a polícia deflagra as ações nos pacotes ou lotes das marcas. Em janeiro, operação semelhante apreendeu 40 mil unidades de café, das marcas Café Campestre, Café Minete e Tem +.
