fbpx

Dia a dia

Veja o que pode e o que não pode na hora de fazer o Enem

Prova é a principal forma de ingresso dos estudantes nas universidades públicas do país. Serão dois domingos de aplicação

Publicado

em

Enem 2021. Foto: Reprodução/Júlio Gomes

O primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (05) em todo o país. O exame é a principal porta de entrada para os universitários nas instituições públicas do Brasil.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Para evitar qualquer tipo de problema, a organização aconselha que os estudantes cheguem uma hora antes da aplicação da prova, que começa as 13h30, no horário de Brasília. Mas, é importante lembrar que os portões fecham as 13h, ou seja, é necessário atenção na hora de se dirigir ao local da prova.

Neste primeiro dia, as provas serão de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. Os participantes terão até as 19h para concluir todas as 90 questões e a redação, que deve ser escrita em até 30 linhas.

> A lista das 60 universidades do exterior que aceitam o Enem

Já no segundo dia de prova, 12, os alunos irão fazer questões de Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Diferente do primeiro dia, o horário máximo para terminar a prova é de 18h30.

Levar para a prova

Para a realização do exame o aluno precisa, obrigatoriamente, ter em mãos um documento de identificação original com foto. Além disso, é autorizado somente o uso de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

O cartão de confirmação não é obrigatório entretanto é aconselhável porque nele contém as principais informações do participante: número de inscrição, data, hora e local das provas, atendimento especializado (se solicitado), opção pelo Enem impresso ou Enem Digital e opção de língua estrangeira.

> Como equilibrar saúde mental e estudos antes do Enem?

Também é permitido levar lanche. Por ser uma prova longa e cansativa, o ideal é levar alimentos que dão energia como chocolate, castanhas e barra de cereal. Levar a própria garrafa de água também é importante para evitar ficar saindo da sala de prova.

Em relação ao celular, é permitido entrar na sala com o aparelho. Mas ele deve permanecer desligado durante toda a aplicação da prova dentro de um saquinho porta objetos disponibilizado pelo próprio aplicador. Relógios e demais eletrônicos também ficam guardados.

O que elimina

Uma série de questões pode eliminar o candidato na hora da realização da prova. A principal e mais conhecida está relacionada ao celular. Caso o aparelho toque ao longo da prova, o participante é automaticamente eliminado, independente do objeto estar ou não dentro do porta objetos. Por isso, atente-se aos alarmes ou notificações sonoras do aparelho.

Levar objetos como óculos escuros, chapéus, viseiras e gorros também pode gerar eliminação caso o fiscal queira fazer vistoria no objeto e o participante negar. Além disso, utilizar caneta em material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas e corretivos também são eliminatórios.

Redação

Uma das partes mais temidas da prova é a redação. O texto, que precisa ser escrito na maneira dissertativa argumentativa com até 30 linhas, assusta muitos alunos que não tem afinidade com a escrita. Essa é a única parte da prova que é corrigida por professores e avaliada em cinco competências, cada uma valendo 200 pontos.

> Entenda como a inteligência artificial pode ajudar no Enem

Cada prova a por dois corretores. Caso o participante fuja do tema, não utilize o tipo dissertativo-argumentativo na escrita, escreva menos de sete linhas ou faça sinais e números que possam identificar o aluno, a redação pode ser zerada.

Ao longo dos últimos anos, os temas foram os mais diversos, relacionados principalmente aos desafios de inclusão de algum grupo na sociedade.

  • Enem 2013:  Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
  • Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
  • Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
  • Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil – Neste ano houve duas aplicações regulares do exame.
  • Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil.
  • Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • Enem 2019: Democratização do o ao cinema no Brasil
  • Enem 2020: O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira
  • Enem 2021: Invisibilidade e Registro Civil: garantia de o à cidadania no Brasil
  • Enem 2022: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

Cronograma

  • Provas: 05 e 12 de novembro
  • Divulgação do gabarito: 24 de novembro
  • Resultados: 16 de janeiro de 2024