fbpx

Dia a dia

Vitória fecha acordo com famílias que acampam na frente da prefeitura

Nove famílias da ocupação Chico Prego am acordo com prefeitura e vão receber aluguel provisório

Publicado

em

Bradesco adquire folha de pagamento dos servidores de Vitória. Foto: Foto: André Sobral

Prefeitura de Vitória. Foto: Foto: André Sobral

Depois de meses acampando em frente à sede da prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira, famílias da ocupação Chico Prego fecharam acordo com a istração municipal. Em audiência de conciliação realizada na manhã desta segunda-feira (1°), a prefeitura propôs o pagamento de aluguel provisório e ofertar de vagas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, a PMV encaminhará os ocupantes ao Sine, em busca de vagas de emprego formal. Durante o acampamento, as famílias ocuparam a parte frontal do prédio da prefeitura, inclusive pendurando roupas nos corrimões da fachada do imóvel.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No acordo, ficou combinado que nove famílias vão receber R$ 600 para aluguel por seis meses. O município também ficou incumbido de realizar o transporte dos pertences das pessoas até as moradias que serão alugadas por elas.

A audiência de conciliação foi solicitada pela Prefeitura de Vitória, com participação do Ministério Público do Espírito Santo, Defensoria Pública e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES).

Ficou definido ainda que depois que os beneficiários procurarem o Cras mais próximo das novas residências para a atualização dos cadastros, eles serão informados sobre as escolas municipais mais próximas com vagas de ensino integral para as crianças da Ocupação Chico Prego atualmente matriculadas em meio período.

O termo de sessão de mediação ainda pondera que o aluguel provisório será suspenso se, no prazo de 90 dias, o ocupante não fizer matrícula na EJA ou inscrição nos cursos de capacitação oferecidos pela PMV, com exceção dos casos das pessoas já empregadas.

No prazo de três dias corridos após o depósito do primeiro benefício, as famílias deverão desmontar o acampamento instalado em frente à Prefeitura de Vitória. Os beneficiários também tiveram que se comprometer a não mais invadir prédios da municipalidade.