Dia a dia
Vitória aparece entre as 7 cidades mais inteligentes do Brasil
A capital capixaba fica na frente de cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Balneário Camboriú. Curitiba é quem está no topo da lista

Vitória entre as sete cidades mais inteligentes do Brasil. Foto: Patrícia Battestin
A tecnologia como aliada na prestação de serviços ao cidadão posicionou Vitória, a capital do Espírito Santo, como a 7ª cidade mais inteligente do Brasil, de acordo com o ranking do Connected Smart Cities. O reconhecimento reforça o compromisso contínuo da cidade com a inovação e o desenvolvimento.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Liderando o ranking geral do Espírito Santo com uma pontuação de 35,604, Vitória se distingue por sua infraestrutura avançada e estratégia focada no futuro, ressaltando a capacidade de combinar efetivamente tecnologia e serviços públicos. Dentro do contexto das cidades do sudeste brasileiro, a capital do Espírito Santo ocupa a quarta posição entre 58 cidades.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, comentou sobre a distinção. “Desde que assumimos a Prefeitura de Vitória, nossa prioridade tem sido cuidar das pessoas. Implementamos um ajuste fiscal rigoroso, cortamos privilégios, renegociamos contratos e reduzimos o número de cargos comissionados. Assim, recuperamos nossa capacidade de investimento e temos promovido várias iniciativas que estão melhorando a imagem de Vitória e transformando a vida de seus cidadãos, proporcionando mais igualdade de oportunidades”, afirmou.

Vitória é 7ª cidade mais inteligente do Brasil
Pazolini destacou ainda o recente lançamento do aplicativo Vitória Online, uma ferramenta que integra serviços nas áreas de educação, saúde, transparência e controle social. “Ao envolver o cidadão, ele se torna parte e protagonista no processo de crescimento da cidade. Todos ganham”, acrescentou.
Vitória tem se destacado pelo seu compromisso com a população, pela preservação do meio ambiente e pelo uso eficiente dos recursos, estabelecendo-se como um modelo a ser seguido em termos de cidade inteligente.
O ranking é uma publicação da Necta e Urban Systems, que apresenta uma visão realista das cidades e fornece uma base para entender indicadores e níveis de desenvolvimento dos municípios.
O estudo aborda o “Conceito de Conectividade”, que se refere à interação entre os diversos setores analisados. Ele considera que o desenvolvimento só pode ser alcançado quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem a importância da conectividade entre todos os setores.
Um exemplo é o entendimento de que investimentos em saneamento não só trazem benefícios ambientais, mas também melhoram a saúde da população, reduzindo a longo prazo os investimentos em atendimentos de saúde básica e, consequentemente, impactando as áreas de governança e economia.
Vitória está pavimentando seu caminho para se tornar um centro de referência em inteligência urbana, inspirando outras cidades a seguirem este exemplo de progresso e modernidade.
