fbpx

Dia a dia

Vila Velha estuda instalar ponto de coleta do Hemoes

A primeira ação aconteceu na última sexta-feira (29) e contou com a participação de 54 doadores de sangue, entre os 64 inscritos

Publicado

em

Doação de sangue. Foto: Divulgação/PMVV

Doação de sangue. Foto: Divulgação/PMVV

A Secretaria de Saúde de Vila Velha estuda instalar um ponto de coleta de sangue no município para colaborar com o abastecimento do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes). A primeira ação aconteceu na última sexta-feira (29) e contou com a participação de 54 doadores de sangue, entre os 64 inscritos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo a Secretaria de Saúde de Vila Velha, a ação de doação foi o primeiro o da parceria com o Hemoes. Além de estimular a doação de sangue em Vila Velha, também proporcionou uma aproximação da instituição com a população.

A médica Belissa Sossai ressaltou que as ações realizadas em outras cidades servem para abastecer os estoques de sangue e atender a demanda do Hemoes em todos os hospitais públicos do estado. “Temos a pretensão de realizar ações como essa periodicamente no município, para que a população se acostume a ter sempre esse serviço e se programe para doar sempre que puder, criando um hábito. Isso aumentaria nossos estoques de sangue, ampliando a oferta à população”.

> Arnaldinho quer estádio para 25 mil pessoas na Darly Santos

A receptividade dos munícipes foi muito positiva. Yndra Camargo se cadastrou e, pela primeira vez, realizou a doação de sangue. Ela salientou que pretende doar mais vezes. “Eu achava que pelo fato do meu sangue ser ‘A Positivo’, não teria tanta importância. O que me incentivou a doar foi pensar que, se uma pessoa precisar do meu tipo sanguíneo e não tiver, pode até morrer por isso. Eu quero poder ajudar e sei que fazendo a minha parte, farei a diferença”, declara Yndra.

Quem também aproveitou a oportunidade foi o servidor público Geovane Barbosa da Mota. “Achei muito importante essa iniciativa, já que o meu tipo de sangue é “O Negativo” e serve para qualquer pessoa. Quero parabenizar a prefeitura e o Hemoes por essa ação aqui no município, espero que se repita mais vezes”.

A autônoma Bruna Rodrigues de Freitas declarou saber que a cada dia o estoque dos bancos de sangue está mais baixo e que, por isso, doar é um ato de amor e bondade. “Espero que outras pessoas se manifestem também para fazer o bem ao próximo. Eu penso que hoje estou ajudando alguém, mas amanhã pode ser que eu esteja precisando de sangue”, ressalta Bruna.