Dia a dia
Vila Velha economiza até R$ 500 mil ao transformar pontos de lixo em jardins
De janeiro a agosto, a Secretaria de Serviços Urbanos já transformou 23 antigos pontos viciados de lixo em jardins
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A Prefeitura de Vila Velha vem transformando pontos viciados de lixo em belos jardins ecológicos. De janeiro a agosto, a Secretaria de Serviços Urbanos já transformou 23 antigos pontos viciados de lixo em jardins. A economia estimada até o momento é de R$ 500 mil para o município. A ideia ainda é ampliar o projeto e criar hortas comunitárias, aliados às ações de conscientização.
Para o secretário de Serviços Urbanos, Anadelso Pereira, a transformação de pontos viciados de lixo em jardins gera economia não apenas pela redução de gastos com recolhimento e destinação do material, mas, sobretudo, porque os jardins ecológicos não demandam muitos recursos para a implantação. O recolhimento de lixo e entulhos em local inapropriado gera uma despesa enorme, produzindo diariamente 590 toneladas de lixo (inertes, domiciliares, canais e pontos viciados). Desse total, 35% é apenas dos pontos viciados de lixo.
O bairro com mais pontos de lixo é o Divino Espírito Santo. “Nós estamos presente no bairro, fazemos ações junto à comunidade para acabar com os pontos viciados de lixo, mas não tem jeito, é um dos que mais tem. Nosso projeto agora é fazer uma horta comunitária para incentivar os moradores a cuidar do local e mostrar que desses espaços podem vir muitas vezes o alimento. Para que eles possam olhar com carinho e cuidar melhor”, diz o secretário.

Ponto viciado de lixo em Vila Velha. Foto: Divulgação/PMVV
Além da transformação dos pontos de lixo em jardins, a prefeitura disponibiliza serviços como cata-treco para evitar que materiais como móveis e eletrodomésticos quebrados sejam depositados em espaços públicos, canais e terrenos baldios. Outro serviço disponibiliza aos munícipes é o cata-móveis. Enquanto o cata-treco irá buscar materiais que não tem mais utilidade, o cata-móveis recolhe os materiais que ainda estão em bom estado de funcionamento e que podem ser doados para igrejas e associações cadastradas.
Vila Velha ampliou também a coleta seletiva de vidros na cidade. Esse material também é uma fonte de renda para os catadores das associações parceiras da prefeitura. 12 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs)) de Vidro foram instalados, próximo a locais que possuem grande descarte do material. Podem ser descartados somente garrafas de bebidas em geral, copos e taças de vidro, frascos de cosméticos e medicamentos vazios, vidro quebrado e potes de alimentos em geral.
O secretário orienta a população que em caso de localizar um ponto de lixo, deve entrar em contato com a ouvidoria no número 162. A equipe vai avaliar o local e, se possível, transformar em jardim ou dar alguma utilidade ao espaço. A ação em conjunto com a sociedade é importante para a economia no município, como também para evitar a proliferação de insetos nesses espaço e a contaminação do solo.
