fbpx

Dia a dia

Vila Velha e Serra entram para risco moderado de covid-19

Com a atualização desta sexta-feira, todos os municípios da Grande Vitória am a ter restrição de atividades a partir de segunda. No total são 35 em risco moderado e 43 em risco leve

Publicado

em

Mapa de Risco

Vila Velha e Serra am a ser cidades consideradas com risco moderado de covid-19 a partir da próxima segunda-feira. Com a mudança na classificação, agora todos os municípios da Grande Vitória am a ter restrição de atividades, já que Vitória, Cariacica e Viana entraram no alerta amarelo no mapa na última segunda-feira (23).  Com isso, a principal mudança nas atividades é o fechamento às 22 horas de bares e restaurantes  de segunda a sábado e às 16h aos domingos. Os eventos, ficam s ao limite de 300 pessoas, respeitando os protocolos já estabelecidos pelo governo do Estado.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Agora, são no total 35 cidades do Espírito Santo em amarelo no mapa e outras 43 em verde, risco leve. Há cerca de um mês, o estado ficou por duas semanas apenas com uma cidade em risco moderado, Ecoporanga, mas o aumento do número de casos de coronavírus e de internações hospitalares provocou a mudança na classificação dos municípios. Segundo o governador Renato Casagrande, a média móvel de 14 dias óbitos quase dobrou nas últimas semanas, ando dos cerca de 8 para 15 mortes diárias pela doença.

“Estamos tendo um aumento de casos de covid. Quando você a a ter mais pessoas infectadas, uma parte dessas pessoas precisa procurar atendimento hospitalar e também tem crescido o número de óbitos. O que estamos assistindo é que dobramos nas últimas semanas a média móvel de óbitos. Isso mostra como estamos tendo uma segunda fase da doença. O mapa estava praticamente todo verde, há 15 dias amarelou um pouco e está mais amarelo agora. Isso mostra que a pandemia está numa fase crescente maior pessoas contagiadas e mortes ocorrendo”, destacou.

Já a taxa de transmissão no Espírito Santo está em 1,16, sendo 1,3 no interior e 1 na Grande Vitória. Casagrande ressaltou que quando transmissão está acima de 1 cresce o número de pessoas contagiadas. Com isso pediu cuidado da população para não o estado não voltar a ter cidades em risco vermelho e a restrição de atividade aumentar.

“Peço ajuda dos municípios para isolar os casos com sintomas até o resultado do testes e que a população pratique o distanciamento, o uso de máscara, higiente e não aglomeração, principalmente agora que vamos enfrentar um verão”, ressaltou.